Ministro da Marinha deve visitar Foz do Iguaçu

Visitar Foz do Iguaçu, passou a ser uma possibilidade em breve, por parte do Mini9stro da Marinha empossado nesta quarta-feira, 9, em solenidade na capital Federal.

O convite foi feito pelo vice-presidente da SOAMAR – Sociedade dos Amigos da Marinha de Foz do Iguaçu, Veraldo Barbiero que participou da cerimônia no Clube Naval de Brasília com a presença do presidente Jair Bolsonaro, oportunidade em que o comando da Marinha do Brasil foi passado ao almirante de esquadra Ilques Barbosa Junior.

Depois da salva de 19 tiros, o almirante Ilques Barbosa Junior ressaltou que a dinâmica das relações internacionais estabeleceu um “tempo de guerra e paz” que exige a união de esforços de todas as Forças Armadas e da sociedade.

“Em tempos de guerra e paz, é imperiosa uma rigorosa prontidão dos sistemas de defesa que envolvem tanto as Forças Armadas como os demais segmentos da sociedade brasileira de modo a ser alcançado o contínuo fortalecimento de todas as vertentes da soberania nacional”, disse.

O almirante lembrou que a Marinha é força fundamental na defesa das riquezas do país, os espaços oceânicos de onde são retirados 85% do petróleo e 75% do gás natural e por onde é transmitida praticamente toda a comunicação do país por cabos submarinos.

Trajetória
O almirante de esquadra Ilques Barbosa Junior, de 64 anos, nasceu em Ribeirão Preto (SP) e tem quase cinco décadas de serviço militar. Ingressou na Escola Naval em 1973, chegou ao posto de contra-almirante em março de 2007 e alcançou o de almirante de esquadra em novembro de 2014.

O último cargo ocupado pelo almirante foi o de chefe do Estado-Maior da Armada, órgão de Direção-Geral da Marinha para assessoramento do comando da Força.

Veraldo Barbiero, vice presidente da Somar Foz do Iguaçu, destacou a receptividade por marte do Ministro: “Uma pessoa muito humilde e capacitada. Fiz o convite para que ele visite Foz do Iguaçu e assim conheça de perto o trabalho da Marinha e dos amigos da Marinha, e possam ser fortalecidos os laços. E em breve isso deve acontecer, pois a segurança nas fronteiras é uma das prioridades do Ministro” afirmou Barbiero.

Sair da versão mobile