Prefeitura esclarece renomeação de bairros em Foz

Alteração de nomes e exclusão de bairros causaram polêmica na última semana

A Prefeitura de Foz do Iguaçu encaminhou uma nota à imprensa para esclarecer nova nomenclatura de bairros e exclusão de outros, que se juntaram a outros maiores na cidade após aprovação na câmara municipal. Segundo a nota, até agora não havia definição de bairros no município, apenas loteamentos. Pela nota também a prefeitura afiram que houve discussão com a comunidade para a definição dos bairros e também das regiões. A partir de agora a cidade conta com 36 bairros divididos em 12 regiões.

Confira a nota:

Sobre a Lei Complementar Nº 303/2018, que cria, delimita e denomina os bairros de Foz do Iguaçu, alguns esclarecimentos são necessários:

  1. Até a publicação da Lei, NÃO EXISTIAM OFICIALMENTE bairros em Foz do Iguaçu, apenas Loteamentos. A única exceção era o bairro “Cognópolis” que havia sido criado por decreto.
  2. No total, haviam 336 loteamentos em Foz do Iguaçu. Essa situação causava sérios problemas administrativos para o poder público e para os cidadãos. A infinidade de loteamentos dificultava a localização de imóveis, criava uma série de sobreposições de perímetros em regiões limítrofes e bagunçava completamente os cadastros da Prefeitura, dos Correios, da Junta Comercial e da Receita Federal, de modo que cada órgão tinha uma relação de “bairros” diferente.
  3. Foram definidos apenas 36 bairros de modo a equacionar os conflitos cadastrais e dar eficiência aos processos administrativos e aos serviços prestados pela Prefeitura, pelos Correios, pela Junta Comercial, pela Receita Federal e pelos cartórios da cidade.
  4. Na prática, a mudança foi feita para facilitar a vida de quem trabalha diariamente com serviços relacionados à gestão do território, o que acaba melhorando o atendimento a população no médio e longo prazo em vários órgãos públicos e privados.
  5. A Lei foi elaborada por uma comissão formada por representantes da Prefeitura, da Sanepar, dos Correios, do Foztrans, do Fozhabita e da Receita Federal.
  6. A minuta do projeto de lei foi apresentada, discutida e aprovada pelo Conselho da Cidade.
  7. O projeto de Lei foi discutido e aprovado pela Câmara de Vereadores, que é o principal fórum de discussão dos instrumentos legais que organizam a cidade.
  8. O nome do bairros inseridos na lei foi definido com base em alguns critérios bem práticos como a proximidade geográfica entre os loteamento, a existência de “fronteiras” naturais entre as regiões cidade e a forma como a população se refere a cada região, como por exemplo, a “região do Morumbi” que possui muitos loteamentos e “vilas” (Morumbi I, II, III e IV, 1º de maio, Vila Borges, Jardim Itália e etc) que foram todos denominados “bairro Morumbi”, que na prática apenas institucionaliza o nome pelo qual a região já é conhecida.
  9. Também optou-se pela padronização do nome de cada região com o termo “bairro”, eliminando-se qualquer outra designação como “Vila”, “Parque”, “Jardim” e outros do gênero.

O mapa detalhado de cada bairro contendo a antiga e a nova delimitações está disponível neste link:

https://bit.ly/2GXC0w8 

Confira a lista dos 36 bairros:

Bairro ALVORADA.pdf

 

Bairro AMÉRICA.pdf

 

Bairro BOURBON.pdf

 

Bairro CAMPOS DO IGUAÇU.pdf

 

Bairro CARIMÃ.pdf

 

Bairro CATARATAS.pdf

 

Bairro CENTRO CÍVICO.pdf

 

Bairro CENTRO.pdf

 

Bairro CIDADE NOVA.pdf

 

Bairro COGNÓPOLIS.pdf

 

Bairro IPÊ.pdf

 

Bairro ITAIPU A.pdf

 

Bairro ITAIPU B.pdf

 

Bairro Itaipu Binacional.pdf

 

Bairro ITAIPU C.pdf

 

Bairro K.L.P.pdf

 

Bairro LANCASTER.pdf

 

Bairro LOTE GRANDE.pdf

 

Bairro MARACANÃ.pdf

 

Bairro MATA VERDE.pdf

 

Bairro MONJOLO.pdf

 

Bairro MORUMBI.pdf

 

Bairro NÁUTICA.pdf

 

Bairro PANORAMA.pdf

 

Bairro PARQUE NACIONAL.pdf

 

Bairro POLO CENTRO.pdf

 

Bairro POLO UNIVERSIT…RIO.pdf

 

 

BAIRRO PORTES.pdf

 

BAIRRO PORTO BELO.pdf

 

Bairro PORTO MEIRA.pdf

 

Bairro REMANSO.pdf

 

Bairro SÃO ROQUE.pdf

 

Bairro TRÊS BANDEIRAS.pdf

 

Bairro TRÊS FRONTEIRAS.pdf

 

Bairro TRÊS LAGOAS.pdf

 

Bairro YOLANDA.pdf

Sair da versão mobile