Painel de 165 metros² com “A lenda das Cataratas” é inaugurado na Praça da Paz

O artista Miguel Hachen entregou na quarta-feira (19) a obra “A Lenda das Cataratas”, na Praça da Paz, no centro de Foz do Iguaçu. O painel de 165 metros quadrados, feito em mosaicos com imagens da fauna e flora do Parque Nacional do Iguaçu, conta a história de amor dos índios Naipi e Tarobá, que, na lenda, originou as Cataratas do Iguaçu.

A obra de R$ 500 mil foi presente do Fundo de Desenvolvimento e Promoção Turística do Iguaçu – Fundo Iguaçu, para o centenário da cidade. A obra deveria ter sido entregue em 2014, junto com a revitalização da Praça da Paz, do Mitre e da Bíblia. Por falta de orçamento, as as comemorações do centenário foram estendidas para 2016, quando as obras deveriam ser entregues. Com problemas de projeto e licitação, as praças só foram concluídas este ano.

Em volta do mural foi construído um espelho d’água, que logo ganhará uma cascata ao fundo, representando as Cataratas.

Miguel Hachen, especialista na arte Neo Guarani, nasceu na Argentina, mas se naturalizou brasileiro. Hachen mora em Foz do Iguaçu há 30 anos.

Um quadro com a réplica do mural foi entregue ao secretário de Turismo do Município, Gilmar Piolla e ficará exposto na sala do Fundo Iguaçu. “Em nome da Gestão Integrada do Turismo, os nossos agradecimentos ao artista Miguel Hachen e ao Fundo Iguaçu por essa magnífica obra de arte, que será, a partir de agora, patrimônio da nossa cidade e região”, disse o secretário.

Sair da versão mobile