Foz recebe do Ministério da Saúde veículo adaptado para atender pessoas com deficiência

Foz do Iguaçu receberá um veículo adaptado para ampliar o acesso e promover a qualificação dos serviços de reabilitação de pacientes atendidos pelo SUS. A aquisição do furgão teve investimento do Ministério da Saúde de R$ 183.980,00 e será destinado Centro Especializado em Reabilitação (CER) IV Doutor José Carlos Azeredo, de gestão municipal, construído com recursos do Ministério da Saúde. A unidade atende pacientes de Foz do Iguaçu e também de municípios vizinhos, que fazem parte da 9ª Regional de Saúde. O veículo vai reforçar o acesso da pessoa com deficiência que não apresenta condições de mobilidade e acessibilidade aos pontos de atenção da Rede de Cuidados no Sistema Único de Saúde, no município beneficiado.

A distribuição de veículos para Foz do Iguaçu faz parte da compra de 97 veículos adaptados, pelo Ministério da Saúde com investimento total de R$ 17,8 milhões, que vão atender a Centros Especializados em Reabilitação (CER), em 87 municípios de 23 estados. Com essas aquisições, todos os CER habilitados no país passarão a contar com veículos adaptados.

A doação dos veículos promove a inclusão social, autonomia e melhoria da qualidade de vida de brasileiros com deficiência. O ministro da Saúde, Gilberto Occhi, reforça que o transporte adaptado garante a mobilidade e mais autonomia da pessoa. “Principalmente, para aquela pessoa que tem sofrido algum tipo de dependência para a sua reabilitação em função de algum tipo de acidente que ela sofre. Para nós, é fundamental o investimento do governo federal e com certeza essas pessoas estarão felizes por receberem esse reforço”, destacou Gilberto Occhi.

Os furgões doados pelo Ministério da Saúde são adaptados com plataforma elevatória veicular, para o embarque e desembarque de usuários cadeirantes. O veículo também é equipado com sistemas de segurança para fixação da cadeira de rodas, cintos de segurança, além de protetores de cabeça para cada cadeirante, possibilitando o transporte seguro de nove usuários, sendo três cadeirantes.

Fonte: Ministério da Saúde

Sair da versão mobile