Morre o bispo Dom Dirceu Vegini

O bispo da Diocese de Foz do Iguaçu, Dom Dirceu Vegini, morreu na manhã deste sábado (29) no Hospital Ministro Costa Cavalcanti, em Foz do Iguaçu, onde estava internado desde o último dia 30 de agosto.

Em abril deste ano, Dom Dirceu descobriu um câncer na região do fígado e iniciou o tratamento. No dia 28 de agosto o bispo passou pela primeira cirurgia para a retirada do tumor, mas teve complicações e neste mês precisou passar por outras intervenções.

Dom Dirceu Vegini veio para Foz do Iguaçu em 2010, onde começou o ordenado como bispo da Igreja Católica. Catarinense da cidade de Massaranduba, Dom Dirceu tinha 66 anos de idade. Foi ordenado sacerdote em 21 de janeiro de 1984, na cidade natal por Dom Domingos Gabriel Wisniewski, bispo de Apucarana, no Paraná.

O velório deve acontecer da Catedral Nossa Senhora de Guadalupe, na Vila A, ainda sem programação definida.

Trabalhos
Paróquia Nossa Senhora de Lourdes de Jacutinga em Ivaiporã, Paraná;
Paróquia Bom Pastor de Ivaiporã;
Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, Ivaiporã.
Paróquia Nossa Senhora Auxiliadora, Colorado-PR; em 6 de março de 1988. Dedicou 18 anos a esta paróquia
Coordenador da ação evangelizadora do Decanato Norte, eleito duas vezes e, por isso, membro do Conselho Presbiteral.
Membro do Colégio dos Consultores, nomeado no dia 2 de dezembro de 2002;
Diretor da Rádio Colorado AM 1060 (2000);
Presidente da Associação Comunitária de Comunicação e Cultura de Colorado, Rádio Comunitária – Auxiliadora FM 104,9 desde (2004);
Episcopado
Atendendo a pedido de Dom Moacyr Vitti, arcebispo de Curitiba, o Papa Bento XVI nomeou, em 15 de março de 2006, Dom Dirceu Vegini como bispo titular de “Puzia di Bizacena” e auxiliar de Curitiba. Sua sagração episcopal foi presidida pelo mesmo bispo que o ordenou padre, Dom Domingos Gabriel Wisniewski, C.M., em 2 de junho do mesmo ano, em Apucarana. Seu lema episcopal é COMMUNIO ET PARTICIPATIO.[2]

Em 2008, por decreto de Dom Moacyr, lido publicamente na Missa do Crisma daquele ano, Dom Dirceu foi nomeado responsável pela Região Episcopal Norte da Arquidiocese de Curitiba. Esta subdivisão, de acordo com o decreto, foi feita apenas para facilitar o trabalho pastoral dos bispos, não configurando uma separação da arquidiocese. A Região Episcopal Norte é composta por 40 Paróquias. De 2007 a 2010 fez a Visita Pastoral em 37 Paróquias. Foi designado Bispo referencial da Comissão Conselho de Leigos, Comissão dos Movimentos e novas comunidades de vida e Comissão da Comunicação.

No dia 20 de outubro de 2010, o Papa Bento XVI o nomeou Bispo Diocesano de Foz do Iguaçu. E dia 30 de dezembro, tomou posse como Bispo Diocesano, na Catedral N.Srª de Guadalupe.

O Hospital Ministro Costa Cavalcanti divulgou nota de falecimento

NOTA OFICIAL

A Fundação de Saúde Itaiguapy, por meio de sua Assessoria de Comunicação Social, presta esclarecimentos a partir da solicitação da imprensa de Foz do Iguaçu:

1. Informamos que o Bispo Dom Dirceu Vegini estava internado no Hospital Ministro Costa Cavalcanti (HMCC) desde 30 de agosto de 2018.
2. Passou por procedimentos cirúrgicos durante o internamento, permaneceu na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) durante todo tempo, e sofreu uma parada cardíaca esta madrugada, teve um sangramento, porém pelo estado crítico de saúde, não foi possível levá-lo para uma nova cirurgia.
3. Nesta manhã, 29, sofreu uma nova parada cardíaca e não resistiu.
4. É com muita tristeza e pesar que o HMCC informa que o Bispo Dom Dirceu evolui a óbito às 11h16 de hoje.

Foz do Iguaçu, 29 de setembro de 2018.

Sair da versão mobile