14° Feira Internacional do Livro teve recorde de público

A 14ª Feira Internacional do Livro de Foz do Iguaçu (FIL) terminou neste domingo (23) com sucesso de publico e vendas. A estimativa da organização é que pelo menos 56 mil pessoas tenham passado pelo Complexo Bordin em oito dias de evento.

“Mais uma vez a Feira do Livro superou as expectativas. Mais do que promover o comércio, conseguimos manter em evidência a importância do hábito de leitura e o acesso à cultura” disse o prefeito Chico Brasileiro.

Para os livreiros, as vendas foram boas e ainda melhores que na edição passada, especialmente com relação aos títulos infantis. Além da comercialização de livros, artesanatos e adereços, a FIL ofertou ao publico centenas de atividades totalmente gratuitas, como contação de historias, sessões de cinema, palestras com escritores, lançamentos de livros, oficinas, debates, apresentações teatrais, de musica e dança.

Shows
Dois grandes shows também marcaram a FIL, o da cantora Zeze Motta, na abertura da feira (16), e do cantor Arnaldo Antunes, no ultimo sábado (22), que lotou a Arena Literária. Arnaldo Antunes apresentou seu novo álbum RSTUVXZ, que une samba e rock, mas também relembrou canções do Titãs, como “Televisao”, e “Essa Mulher”, do álbum Paradeiro, lançado em 2001. Antes do show, o publico teve um encontro com o escritor e jornalista Domingos Meireles, que falou sobre seu livro “As noites das Grandes Fogueiras”, onde relata a historia da Coluna Prestes. A Feira também reuniu dezenas de escritores, intelectuais, especialistas e convidados do Brasil e do exterior.

Avaliação
Para o presidente da Fundação Cultural, Juca Rodrigues o balanço é positivo. Ele destacou as parcerias com outras instituições, e a programação cultural que fortaleceu o evento. “Levando em consideração que tivemos chuvas alguns dias, fazemos uma avaliação muito positiva em vários fatores. O vale-livro, a programação cultural, a interatividade dos artistas com o público, a diversidade e as promoções colocadas pelos livreiros foram pontos muito positivos, além da segurança (brigadistas, seguranças particulares, Foztrans e GM), que proporcionou um ambiente seguro e sem nenhuma alteração. Conseguimos um bom publico e números significativos para a feira”.

Juca adiantou que para a próxima edição, em 2019, a Feira do Livro deve ganhar um novo espaço, já que o Complexo Bordin tornou-se pequeno. “O principal objetivo é manter o evento vivo e projetar para que seja cada vez maior. Em 2017 nós trouxemos o evento para a Bordin por conta da reforma da Praça do Mitre, e a partir daí nós percebemos que o público gostou de um espaço diferente e mais arejado. Fica o desafio para a comissão e parceiros, estudar um novo espaço”, disse.

A Feira Internacional do Livro integrou o 1º Festival Literário de Foz do Iguaçu, que se uniu a 37ª Semana Literária do SESC e a Primavera Universitária da Unioeste, que também tem como objetivo difundir a literatura e a leitura, proporcionando o conhecimento e a conquista da cidadania.

PMFI

Sair da versão mobile