Gilmar Mendes manda soltar Beto Richa

Governador Beto Richa. Curitiba, 10/08/2015. Foto: Orlando Kissner/ANPR

Por: Tribuna Paraná

Minutos após a determinação de prisão preventiva do ex-governador do Paraná e candidato ao Senado, Beto Richa (PSDB), na noite desta sexta-feira (14), o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Gilmar Mendes concedeu habeas corpus para soltar o tucano.

O pedido da defesa de Richa era sobre a prisão temporária, que o levou à prisão na última terça-feira (11). Porém, a defesa do ex-governador se antecipou e solicitou ao ministro do STF um ‘salvo conduto’, para evitar também qualquer determinação de prisão preventiva, algo que foi concedido pelo magistrado.

Richa foi preso em Curitiba na terça no âmbito da Operação Rádio Patrulha, deflagrada pelo Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco), braço do Ministério Público do Estado do Paraná (MP-PR).

Após sofrer duas derrotas, no Tribunal de Justiça do Estado do Paraná e também no Superior Tribunal de Justiça (STJ), a defesa de Beto Richa resolveu pedir a revogação da prisão diretamente ao ministro Gilmar Mendes, sob o argumento de que ele era o relator da Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental 444 (ADPF 444), na qual o STF proibiu as chamadas conduções coercitivas. Para a defesa do tucano, a prisão de Richa foi decretada para burlar o veto à condução coercitiva.”

Sair da versão mobile