Marinha faz primeira apreensão no Lago de Itaipu usando Lancha Poraquê

O Comando do 8º Distrito Naval (Com8DN), por intermédio da Capitania Fluvial do Rio Paraná (CFRP), apreendeu na terça-feira (28), mil maços de cigarros contrabandeados do Paraguai no Lago de Itaipu, na região de Porto Britânia, no município de Pato Bragado no Oeste do Paraná. O material era transportado em uma lancha com motor de popa, que também foi apreendida.

O condutor da embarcação atracou e fugiu, abandonando o material na margem. A apreensão ocorreu com o uso da Lancha 888 Raptor “Poraquê”, uma embarcação multimissão de alta velocidade e blindada, que começou a operar em julho na CFRP com a missão de ser empregada prioritariamente no patrulhamento do Lago de Itaipu.

O cigarro apreendido foi entregue para a Alfândega da Receita Federal em Foz do Iguaçu. Esta apreensão é a primeira com a utilização da Lancha Poraquê, que tem o casco resistente a impactos e foi projetada para fornecer mobilidade tática e suporte de fogo em ambientes litorâneos e ribeirinhos.

A nova embarcação visa intensificar as operações interagências para o combate aos crimes transfronteiriços, como o contrabando e o tráfico de drogas e armas no Lago de Itaipu, uma área alagada formada pela barragem da Usina Hidrelétrica da Itaipu Binacional com cerca de 170 quilômetros de extensão e uma área de aproximadamente 1.350 quilômetros quadrados na divisa entre o Brasil e o Paraguai.

Sair da versão mobile