Capitania Fluvial realiza fiscalização do tráfego aquaviário na Pesca ao Tucunaré no Lago de Itaipu

O Comando do 8º Distrito Naval (Com8DN), por intermédio da Capitania Fluvial do Rio Paraná (CFRP), realizou Ação de Fiscalização do Tráfego Aquaviário (AFTA) na 6ª Etapa de Pesca entre Amigos ao Tucunaré, no último dia 25 de agosto, no Lago de Itaipu, em Foz do Iguaçu-PR.

A competição de pesca amadora reuniu participantes da região Oeste do Paraná e o resultado integra o Ranking Regional de Pesca Esportiva, promovido pela Agência de Desenvolvimento da Região Turística Cataratas do Iguaçu e Caminhos no Lago de Itaipu (Adetur).

A equipe de inspetores navais da CFRP orientou os pescadores quanto à segurança da navegação, à salvaguarda da vida humana e a prevenção à poluição do lago. Os documentos de inscrição das embarcações e as habilitações dos condutores foram verificados ao longo do evento.

Ao todo, os militares da CFRP realizaram abordagem em 44 embarcações, sendo dez delas notificadas pelo porte de coletes salva-vida não homologados pela Autoridade Marítima, documentação vencida ou falta da marcação do número de inscrição do barco no casco.

Além disto, um condutor teve o Certificado de Habilitação retido por estar sob efeito de bebida alcoólica, atestado com o uso do etilômetro. O pescador possuía 0,08 centésimos de miligramas por litro de ar expelido dos pulmões. Até 0,3 décimos de miligramas por litro de ar expelido dos pulmões, o condutor pode ter o Certificado de Habilitação retido por até 120 dias.

Acima deste valor, o condutor é encaminhado para a Autoridade Policial para responder criminalmente pela condução embrigado de embarcação.

A entidade promotora da 6ª Etapa de Pesca entre Amigos ao Tucunaré também foi notificada por não ter informado com a antecedência mínima de 15 dias a Autoridade Marítima. Todos os notificados têm um prazo de até oito dias para comparecer à CFRP, em Foz do Iguaçu, para promover a regularização.

Assessoria

Sair da versão mobile