Estudantes de medicina da Unila começam atuar na saúde de Foz

Desde o começo desta semana, 38 acadêmicos do curso de Medicina da Unila estão atuando em diversos serviços da Atenção Básica, Especializada, Urgência e Emergência de Foz do Iguaçu. Eles integram a primeira turma de Internato da universidade, uma espécie de estágio supervisionado obrigatório.

“O Internato ainda é uma novidade para Foz do Iguaçu, já que a primeira turma do curso de medicina da Unila começou em agosto de 2014. Ele é a ultima etapa da graduação, na qual inicia-se a parte clínica, com o objetivo de aprimorar as habilidades médicas e os conhecimentos adquiridos nos quatro primeiros anos da faculdade” explica o coordenador do curso de Medicina da Unila, Luiz Fernando Zarpellon.

De acordo com ele, os acadêmicos já foram redistribuídos e atuarão, ao longo dos próximos dois anos, na Atenção Primária – dentro das Unidades Básicas de Saúde, participando dos atendimentos aos programas de Saúde da Família e ações de Vigilância em Saúde; no atendimento a Urgência e Emergência, no SAMU, SIATE, UPAS e Pronto Socorro do Hospital Municipal, e farão ainda estágio na Atenção Especializada – clinica médica, clinica cirúrgica, ginecologia e obstetrícia, pediatria e saúde mental. “Eles continuam sendo alunos, mas nestes dois anos trabalham nos serviços sob supervisão de médicos preceptores e docentes. Depois de formados eles podem ainda fazer a residência na área de atuação”, reitera o coordenador.

Avanços

Para o prefeito Chico Brasileiro, a cidade têm muito a ganhar com a atuação destes profissionais. “É uma conquista única, é um marco que demonstra o motivo pelo qual batalhamos, acolhemos e queremos a Unila cada vez mais presente em Foz. Esses jovens trazem o que temos de mais atual nos estudos de saúde para dentro de nossas unidades. São eles que, em breve, estarão modernizando e melhorando as condições de vida de nossa população, seja em Foz, no Brasil, ou em toda a América Latina”, disse o Prefeito Chico Brasileiro.

Luiz Fernando Zarpellon também destacou o acolhimento recebido pelos alunos nesta primeira etapa do Internato. “A Secretaria Municipal de Saúde tem sustentado toda a rede de acesso aos alunos, e tem nos acolhido muito bem. Queremos que estes profissionais saiam da universidade capazes de trabalhar em todos os cenários da saúde, e por isso estão sendo muito bem preparados”.

Internato

Para ingressar no Internato, o acadêmico de medicina precisa ter cumprido todas as disciplinas e módulos dos últimos quatro anos sem nenhuma dependência. O estágio de internato tem a carga horária de 40 horas semanais, além das atividades teóricas. “Essa primeira turma do curso de medicina estará formada em 2020, e a partir de janeiro de 2021, a Unila formará 60 médicos por ano”, adiantou Zarpellon. A Unila possui atualmente 5 turmas de medicina, com aproximadamente 300 alunos.

Início

Uma cerimônia simbólica de recepção dos alunos aconteceu na última segunda-feira (20) no Hospital Municipal Padre Germano Lauck. Eles ouviram uma palestra sobre a “A legislação da urgência e emergência” e receberam as boas vindas do diretor-presidente do Hospital, Sérgio Fabriz e do diretor Técnico, Fabio Marques. Durante a recepção, Fabriz falou da importância do aprendizado para a formação dos futuros médicos e dos anseios da unidade para se tornar um Hospital de Ensino. “Nós estamos com uma nova cultura organizacional, e dando passos largos para efetivamente, termos em Foz o Hospital de Ensino, que irá romper com as amarras, trazendo mais técnicas, evolução e desenvolvimento para a instituição”.

AMN

Sair da versão mobile