Segunda via da carteira de identidade pode ser solicitada pela internet

A plataforma Governo Digital está realizando cerca de 400 atendimentos por dia no Estado, para a emissão de Segunda Via da Carteira de Identidade. O serviço, chamado de “Segunda Via Rápida do RG”, por ser solicitado pela internet, sem a necessidade de ir pessoalmente até um posto do Instituto de Identificação. De acordo com o diretor do Instituto, Marcus Vinicius Michelotto, o serviço digital fez a média de atendimentos aumentar em quatro vezes.

Outra facilidade é com relação aos pontos de entrega do documento. Ao fazer a solicitação pelo Governo Digital, o cidadão pode escolher o local de preferência para fazer a retirada. Este e outros diversos serviços públicos podem ser realizados e consultados em um único endereço, pelo sitewww.governodigital.pr.gov.br.

Por enquanto, a 2ª Vida Rápida está disponível para pessoas que fizeram o cadastro biométrico no Detran ou Instituto de Identificação nos últimos cinco anos. O Instituto de Identificação também informa que cerca de 5 mil carteiras de identidade devem ser retiradas com urgência na sede do órgão, em Curitiba. Parte dos documentos está há 4 anos no local, sendo que o prazo máximo para a retirada é de 5 anos. A partir da solicitação, a emissão do documento acontece em até 7 dias, e a recomendação é de que o cidadão retire a carteira de identidade o quanto antes.

AEN

Sair da versão mobile