Sobe para 3 o número de casos de sarampo confirmados na Argentina

Imagem: EFE

O Ministério da Saúde da Argentina informou que são três os casos confirmados de sarampo no país e emitiu uma série de recomendações para intensificar a vigilância.

De acordo com um novo relatório de alerta epidemiológico publicado Ministério, aos casos de um menino de cinco meses e uma menina de seis meses, reportados há uma semana, somou-se agora o de um garoto de dez meses, residente na província de Buenos Aires.

“Este caso foi detectado na pesquisa epidemiológica dos dois primeiros casos, iniciando sintomas no fim do mês passado”, indica o relatório, que acrescenta que as três crianças evoluíram favoravelmente.

Diante da aparição desses casos, funcionários dos ministérios e secretarias de Saúde nacional, da cidade e da província de Buenos Aires, junto com membros de sociedades científicas e especialistas, se reuniram nesta quinta-feira para definir uma série de ações a serem realizadas.

“As medidas visam fortalecer a vigilância epidemiológica, intensificar as ações de vacinação, estabelecer um mecanismo de rápida classificação nas guardas de hospitais e centros de saúde da cidade e província de Buenos Aires e manter o início da campanha de acompanhamento de sarampo e rubéola para outubro”, explicou o Ministério da Saúde da Argentina em comunicado.

Antes da aparição desses três casos, o último registro de sarampo autóctone, isto é, adquirido dentro do país, era do ano 2000. Desde então, só haviam sido notificados casos de estrangeiros ou argentinos que viajaram para o exterior – 32 no total.

EFE

Sair da versão mobile