Capitania Fluvial do Rio Paraná abre inscrições para cursos de formação de aquaviários 1 e 3

O Comando do 8º Distrito Naval (com8DN), por intermédio da Capitania Fluvial do Rio Paraná (CFRP), informa que estão abertas até o dia 23 de agosto as inscrições para o Curso de Formação de Aquaviários Marinheiro Fluvial Auxiliar de Convés e de Máquinas – Nível 1 (CFAQII C/M N1) e Marinheiro Fluvial de Convés Nível 3 (CFAQ-II C N-3), na Escola de Fluviários de Foz do Iguaçu.

As inscrições para o processo seletivo deverão ser feitas pessoalmente, no Grupo de Atendimento ao Público (GAP) da CFRP, no horário das 08h15 às 11h45 de segunda a quinta-feira.

O curso Nível 1 habilita o profissional para exercer a função de comandante de embarcações com arqueação bruta de até 10 toneladas com potência propulsora até 170 cavalos, empregadas na navegação interior, nos lagos, rios e apoio portuário fluvial. Cabe ressaltar que a realização deste curso não habilita os aquaviários para posterior ascensão ao nível 3 e não permite a condução de barcos de transporte de passageiros.

Já o curso de Marinheiro Fluvial de Convés Nível 3 habilita o aluno para função de comandante de embarcações com arqueação bruta de até 50 toneladas, exceto para o transporte de passageiros, com a possibilidade de ascender até Capitão Fluvial com a realização de cursos de carreira. Somente após um ano de experiência na função é que o aprovado poderá conduzir embarcações de transporte de passageiros.

O custo da inscrição será cobrado apenas dos candidatos matriculados no processo seletivo e o valor é de R$ 8. A capitania ofertará 60 vagas ao todo, sendo 30 destas vagas para o Nível 1 e outras 30 para o Nível 3. Os dois cursos oferecidos são gratuitos e habilitam para o trabalho em embarcações comerciais. As aulas estão programadas para o período noturno entre 17 de setembro e Marinha do Brasil: Protegendo nossas riquezas, cuidando da nossa gente www.marinha.mil.br 14 dezembro de 2018 para o Curso de Nível 3; e em período integral de 24 de setembro a 28 de setembro de 2018 para o Curso Nível 1.

São condições para inscrição: ser brasileiro nato ou naturalizado e possuir no mínimo 18 anos no ato da inscrição, além de possuir escolaridade inferior ao 6º ano para o Nível 1 (CFAQ-II C/M N1) e escolaridade mínima do 9º ano (antiga 8º série) do Ensino Fundamental para o Nível 3 (CFAQ-II C N-3). O candidato deverá apresentar também CPF, RG e comprovante de residência; preencher a Ficha de Inscrição conforme orientado no edital e apresentá-lo pessoalmente no GAP da CFRP; ter Atestado Médico com menos de um ano de validade, que comprove bom estado de saúde física, mental, auditiva e visual.

Entre as disciplinas do curso para a formação de aquaviários estão “Navegação e Manobra da Embarcação”, “Segurança e Responsabilidades Sociais” e “Motor Propulsor e Sistemas Auxiliares”. No processo seletivo, os candidatos deverão realizar prova de natação na distância de 25 metros sem limite de tempo e realizar a permanência flutuando na água, sem qualquer auxílio, com duração de dez minutos, não podendo submergir completamente nenhuma vez.

A divulgação de todas as etapas do processo seletivo será realizada no quadro de avisos no GAP da CFRP e pela página da internet: https://www.mar.mil.br/cfrp/. Outras informações podem ser obtidas no GAP da capitania na rua Barão do Rio Branco, 170, no Centro de Foz do Iguaçu-PR.

Assessoria

Sair da versão mobile