Motoristas do Uber e Garupa vão entrar com liminar contra lei aprovada em Foz

Lei de regulamentação dos aplicativos foi aprovada nesta terça-feira, 10, na câmara municipal

File illustration picture showing the logo of car-sharing service app Uber on a smartphone next to the picture of an official German taxi sign in Frankfurt, September 15, 2014. A Frankfurt court earlier this month instituted a temporary injunction against Uber from offering car-sharing services across Germany. San Francisco-based Uber, which allows users to summon taxi-like services on their smartphones, offers two main services, Uber, its classic low-cost, limousine pick-up service, and Uberpop, a newer ride-sharing service, which connects private drivers to passengers - an established practice in Germany that nonetheless operates in a legal grey area of rules governing commercial transportation. REUTERS/Kai Pfaffenbach/Files (GERMANY - Tags: BUSINESS EMPLOYMENT CRIME LAW TRANSPORT)

A Câmara Municipal de vereadores aprovou hoje a lei que regulamenta o transporte remunerado por aplicativo em Foz do Iguaçu. A lei encaminhada pelo prefeito Chico Brasileiro foi discutida na câmara, recebeu emendas e foi para votação nesta terça-feira, 10, sendo aprovada e encaminhada à sansão do executivo.

No entanto, motoristas dos aplicativos Uber e Garupa, que atuam em Foz, não concordaram com vários pontos e deverão entrar com uma liminar para derrubar a lei, como informou o motorista Gerônimo José dos Santos. Ele representa uma associação com 27 motoristas cadastrados.

Segundo ele, os motoristas são contrários à obrigação de curso para atuar como motorista, a determinação de que os veículos sejam emplacados em Foz do Iguaçu, e ainda a proibição de estacionamento próximo a hotel e pontos turísticos. “A região central de Foz tem hotel em praticamente todos os quarteirões, com a lei nós teremos que estacionar praticamente na região rural da cidade” disse ele.

Gerônimo afirmou que o grupo conta com o apoio de um deputado estadual que lidera a associação dos motoristas do estado, e preparam a liminar para derrubar a regulamentação. “Foz do Iguaçu não é o Vaticano dentro de outro país, não pode ser tão diferente de outras cidades, não tem como fazer uma lei proibicionista, se já é aprovado em outras cidades”, destacou.

Sair da versão mobile