Jornalista Esportivo Doniseti Melo é o mais novo cidadão honorário de Foz

O comunicador esportivo, que atua há 35 anos na área e foi por mais de 14 anos responsável pelo caderno esportivo do Jornal A Gazeta, Doniseti Melo, recebeu Título de Cidadão Honorário de Foz. A proposição do Vereador Anderson Andrade (PSC), em atendimento ao Decreto Legislativo n°04/2018.

A solenidade foi conduzida pelo Presidente do Legislativo, Vereador Rogério Quadros. Participaram da cerimônia os Vereadores: Jeferson Brayner; Elizeu Liberato; João Sabino; Tenente-coronel Jahnke; e Vereadora Nanci Rafagnin Andreola. Além disso, alguns representantes da imprensa, do Futebol e Futsal Iguaçuense, Acorrefoz e Federação dos Profissionais de Educação Física – FIEP.

“Falo aqui emocionado com esse momento. A história do esporte de Foz do Iguaçu, passa por você, Doniseti. Eu tive a oportunidade de ouvir tuas narrações maravilhosas. Cada representante aqui, que é atleta, tem um recorte com uma matéria de jornal tua. Temos muito que agradecer a você. Não posso deixar de citar aqui o seu chavão: Você é a alegria do povo e a apoteose da galera”, enfatizou o Vereador Anderson Andrade, proponente da honraria.

O Vereador Marcio Rosa, que também compactou da iniciativa de conceder o Título a Doniseti, usou da tribuna da Casa para expressar seu sentimento com relação à concessão da homenagem. “Hoje Foz te reconhece e te acolhe. Esse é um título de reconhecimento e merecimento aos trabalhos a quem deu vida e voz às pessoas”.

Após receber o pergaminho das mãos do Presidente Rogério Quadros e Anderson Andrade, Doniseti declarou “tenho muita paixão pelo o que faço e sempre fiz. Nesses quase 40 anos de profissão eu conheci vários amigos. O que a gente leva da vida é a vida que a gente leva. Agradeço a todos”.

História

Doniseti Jacinto de Melo nasceu em Bela Vista do Paraíso, no norte do Paraná. Antes de ingressar definitivamente ao mundo da comunicação, formou-se pela Faculdade Estadual de Ciências e Letras de Campo Mourão. Em 1978 tornou-se o primeiro diretor da Escola Consolidada João Bertoli, em Ubiratã (PR) e mais tarde, em 1981, na cidade de Tangará da Serra (MT), foi professor das disciplinas de história, geografia, religião e matemática para turmas de 5ª série até o último ano do ensino médio.

Retornou a Ubiratã (PR) em 1982 e novamente assumiu a direção da Escola João Bertoli. Nesse mesmo ano, Doniseti iniciou sua carreira na rádio. Foi aprovado em um concurso para trabalhar na Rádio Difusora (AM 1450). De repórter assumiu a função de narrador, na qual atuou até 1987, quando aceitou o convite para trabalhar na Rádio Colmeia em Campo Mourão.

Foi ainda narrador esportivo nas seguintes emissoras: Humaitá (Campo Mourão) Cultura de Paranavaí, Tabajara de Londrina, Central de Cianorte, Ingamar de Maringá, Clube de Ubiratã e Capital de Cascavel, além de ser convidado a atuar na Rádio Independência de Belo Horizonte (MG).

A relação do comunicador com Foz do Iguaçu começou em 1992 quando passou pela Rádio Cultura. Na tradicional emissora iguaçuense trabalhou até 1993. Retornou em 1998 e ficou até 2002. Ainda na fronteira, permanece desde 2008 na rádio 97,7 FM. Há 14 anos Doniseti Melo é o responsável pela editoria esportiva do jornal Gazeta Diário – antigo Gazeta do Iguaçu. No jornalismo impresso, também trabalhou nos jornais Correio de Notícias, O Estado do Paraná, Gazeta do Paraná, O Vale do Piquiri, Gazeta do Piquiri, Nosso Tempo, Jornal de Foz. Atualmente Doniseti está afastado das funções jornalísticas por problemas de saúde.

Confira alguns gols narrados por Doniseti Melo na rádio Cultura:

Final do Campeonato amador de 2007, Três Lagoas x Jardim São Paulo:

Liga Nacional de Futsal, em 2010, Foz Futsal x Venâncio Aires:

Final da Copa do Brasil de futebol feminino 2010 Foz Futsal x Duque de CAxias:

Campeonato Paranaense segunda divisão em 2011, Foz x Londrina:

Sair da versão mobile