Paraguai pode ter primeira mulher presidente da República

Alícia Pucheta pode se tornar a primeira presidente do país, em caso de renúncia de Horácio Cartes

Alicia Pucheta juramenta como vicepresidenta de Paraguay durante una ceremonia oficial en el Congreso en Asunción, Paraguay, el miércoles 9 de mayo de 2018. (AP Foto/Jorge Saenz)

O Congresso do Paraguai elegeu em sessão extraordinária na quarta-feira (9), a ex-ministra da Suprema Corte, Alicia Pucheta, de 68 anos, como vice-presidente do país. É a primeira vez que uma mulher assume a vice-presidência do Paraguai.

A ex-magistrada teve 81 votos de governistas após a saída de 44 opositores da sessão e assume o vice-comando do país que estava vaga desde abril, quando o então vice-presidente Juan Afara renunciou para concorrer ao cargo de senador.

Caso Horácio Cartes resolva renunciar à presidência antes de agosto, quando termina o mandato de cinco anos, Alícia pode se tornar a primeira mulher presidente do Paraguai. A candidatura da ex-juíza teve apoio da maioria dos senadores e do própria presidente Cartes, que pode deixar a presidência para assumir uma cadeira no Senado.

A imprensa e oposição acusam a escolha de ser uma troca de favores. Ainda como juíza da Suprema Cortes, Alícia aprovou a candidatura de Cartes ao Senado.

Sair da versão mobile