Quarta etapa da vacinação contra a dengue começa nesta terça-feira

Dia D da campanha de vacinação contra a Dengue. Maringa/04/03/2017 Foto:Venilton Küchler

Começa nesta terça-feira, dia 20 de março, a quarta etapa da Campanha de Vacinação contra a Dengue no Paraná para aplicação da terceira dose da vacina. O público alvo são jovens com idade entre 15 e 27 anos que já tenham recebido as doses anteriores.

Em Foz do Iguaçu, uma solenidade às 19 horas no Auditório da Uniamérica marcará o início da campanha nesta terça-feira (20). O evento é organizado pela Nona Regional de Saúde em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde e contará com a presença de secretários e autoridades de São Miguel do Iguaçu, Santa Terezinha e Foz do Iguaçu.

A campanha seguirá até o dia 28 de abril em todas as unidades básicas de saúde (UBS), de segunda à sexta-feira, conforme horário de atendimento das salas de vacina, que pode ser consultado no site: www.saudefoz.com.br. O dia “D” de mobilização será em 24 de março, um sábado, quando as unidades de saúde estarão abertas das 8h às 16 horas para atender os jovens.

Paralelo à vacinação nas unidades, a Vigilância Epidemiológica e a Nona Regional de Saúde farão visitas aos colégios estaduais, faculdades e estabelecimentos comerciais de Foz do Iguaçu. A atividade, denominada “vacinação extra-muro” é uma estratégia da Secretaria de Saúde para atingir a meta de vacinar 100% das pessoas que receberam a primeira e a segunda dose da vacina, um total de 10.427 pessoas.

Esquema
De acordo com a responsável pelo Programa de Imunização do município, enfermeira Adriana Izuka, para esta etapa será aplicada somente a terceira dose da vacina. “A vacinação é limitada as pessoas que já tomaram a primeira e a segunda dose nas etapas anteriores. Não iniciaremos o esquema, ou seja, aquelas pessoas que não tomaram a primeira dose, não poderão mais receber”, enfatizou.

A vacina é contra indicada para gestantes e lactantes; pessoas com baixa imunidade congênita ou adquirida; em tratamento com corticoides em dosagens elevadas e prolongadas; pessoas em tratamento de radioterapia e quimioterapia; pessoas em estado febril (neste caso, é necessário aguardar a melhora da febre para se vacinar), e pessoas com HIV/AIDS.

Para completar o esquema de vacinação, são necessárias 3 doses, com intervalo de seis meses entre as aplicações. A primeira campanha foi em agosto de 2016, a segunda em março de 2017 e a terceira em setembro de 2017. A quarta fase, que ocorre de 20 de março a 28 de abril, é para pessoas que já tomaram a primeira e a segunda dose da vacina em etapas anteriores.

AMN

Sair da versão mobile