Placa do Mercosul começa a ser implantada no Brasil em setembro

O Diário Oficial da União desta quinta-feira (8) trouxe a resolução do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), estabelecendo prazo para a implantação da placa padrão dos países do Mercosul.

Conforme a publicação, os veículos brasileiros deverão começar a adotar as novas placas a partir de setembro deste ano. A nova placa deverá ser usada primeiramente em veículos novos e os demais até 2023.

A implantação no Brasil está atrasada

As placas unificadas deveriam entrar no país em 2016, conforme havia sido defino. Depois, a implantação ficou para janeiro de 2017 e agora, setembro de 2018. O primeiro país a começar a trocar as velhas placas pelo padrão Mercosul foi o Uruguai, em 2015. Depois, a Argentina adotou o novo modelo, em 2016.

A Placa do Mercosul foi anunciada pela primeira vez durante uma visita do então presidente Luis Inácio Lula da Silva, ao Parque Tecnológico Itaipu (PTI), em Foz do Iguaçu, em 2010. Na ocasião, a placa foi apresentada em um protótipo de ônibus elétrico desenvolvido pela Usina de Itaipu Binacional. Oficialmente, a placa foi apresentada em 2014, em Brasília.

Após Uruguai, Argentina e agora o Brasil, falta gora o Paraguai e a Venezuela anunciar a troca das placas para o padrão estabelecido pelos países membros do Mercado Comum do Sul.

Sair da versão mobile