Receita Federal apreende carnes e eletrônicos na Ponte da Amizade


No último fim de semana, em abordagens realizadas na Aduana da Ponte Internacional da Amizade, no âmbito da Operação Fronteira Integrada, em ação conjunta, servidores da Receita Federal, policiais do BPFron e da Força Nacional realizaram apreensão de grande quantidade de eletrônicos e carne bovina.

Na noite de sexta-feira (02), por volta das 20h, uma Van, com placas paraguaias, foi abordada quando atravessava a Aduana sentido Brasil. No seu interior estava somente o condutor, um homem paraguaio que, ao perceber que seria fiscalizado, apresentou sinais de nervosismo excessivo. Iniciou-se, então, uma vistoria no porta malas do veículo e nos bancos traseiros, onde nenhuma irregularidade foi encontrada. Porém, após fiscalização minuciosa, foi encontrado um fundo falso no painel da van, onde havia diversos acessórios de informática. Ao ser questionado, o condutor informou que não tinha conhecimento nem da existência nem do conteúdo do fundo falso, pois somente iria entregar o veículo para um parente em Foz do Iguaçu/PR. O veículo foi liberado e as mercadorias apreendidas totalizaram R$ 3 mil.

Já na manhã de sábado (03), por volta das 11h, iniciou-se uma abordagem a uma Van com placas paraguaias. O veículo era ocupado pelo condutor e quatro passageiros, sendo três brasileiros e um paraguaio. Ao revistarem suas mercadorias, os servidores encontraram grande quantidade de eletrônicos em caixas de isopor, dentre eles 55 HD’s para computador, displays para celulares, além de alguns receptores de tv. O passageiro paraguaio assumiu que as mercadorias eram suas e que tinha o intuito de revender na cidade de Foz do Iguaçu/PR. Após contagem e valoração, as mercadorias apreendidas totalizaram R$ 22 mil.

Ainda no sábado (03), ás 13h, mais um veículo com placas paraguaias foi abordado quando atravessava a Aduana, em seu interior estava apenas o condutor, um brasileiro de 64 anos. Em seguida, foi realizada uma vistoria minuciosa no interior do automóvel, especificamente no porta-malas, onde foi encontrada uma caixa de isopor contendo grande quantidade de carne bovina, embalada a vácuo, sem refrigeração e certificação sanitária brasileira. Ao ser indagado sobre a carne, o condutor alegou que a mercadoria era de sua propriedade e que a levaria até a cidade de Foz do Iguaçu/PR para consumo. Posteriormente a carne foi levada para pesagem, onde totalizou-se aproximadamente 100 kg. O veículo foi liberado e a carne encaminhada para o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento – MAPA para os procedimentos cabíveis.

A Operação Fronteira Integrada está inserida no âmbito do Programa de Proteção Integrada de Fronteiras (PPIF), instituído pelo Decreto nº 8.903/2016, tem como diretrizes a atuação integrada e coordenada dos órgãos de segurança e de fiscalização atuantes nas fronteiras, e como foco, o fortalecimento da prevenção, do controle, da fiscalização e da repressão aos delitos transfronteiriços, como contrabando, descaminho, tráfico de drogas, armas e medicamentos, entre outros. Participam da Operação a Receita Federal, Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal, Polícia Militar do Paraná – BPFRON, Força Nacional de Segurança Pública– FNSP e Foztrans – Instituto de Transportes e Trânsito de Foz do Iguaçu.

Assessoria Receita Federal/Foz

Sair da versão mobile