Arbitral define Paranaense de Futsal de 2018

Depois de longa reunião dirigentes bateram martelo sobre disputa da série ouro

Os dirigentes do futsal paranaense tiveram um sábado de muitas definições durante a reunião realizada em Pato Branco. Depois de mais de oito horas de discussões, eles definiram detalhes em relação ao regulamento do campeonato e a formatação da tabela de jogos.

A competição será iniciada no dia 17 de março, com apenas um jogo – Marreco x Matelândia. Os demais jogos da rodada serão realizados entre os dias 20 e 27 de março. No dia 20 jogam Copagril x Palmas e Pato Branco x São José. Dia 24, será a vez de Guarapuava x Umuarama e Campo Mourão x São Lucas. Por fim, no dia 27, jogam Foz Cataratas x Toledo.

Por um acordo entre os clubes, nenhuma rodada será iniciada sem que a anterior tenha sido concluída, para que todos os times tenham o mesmo número de partidas no decorrer da competição. Outro critério adotado é que as equipes com melhor colocação em 2017 farão os últimos jogos em casa.

Também ficou acertado que o campeonato não terá jogos durante as fases dos Jogos Abertos do Paraná. Mais da metade dos times disputa a Divisão B da competição estadual, e terão que passar pelas fases regionais.

Saldo de gols não vale
A partir da segunda fase, a competição será disputada em play-offs. O time de melhor campanha fará a segunda partida em casa. Servirá como critério de classificação, apenas o número de pontos. Em caso de dois empates ou uma vitória de cada equipe, independente do placar, a disputa será em cinco cobranças de penaltis.

Quanto aos cartões, os dirigentes decidiram que os cartões amarelos serão zerados ao fim de cada fase. Apenas o jogador que receber o terceiro amarelo ou um vermelho na última rodada ou no jogo de playoff deverá cumprir suspensão.

Os ginásios
A maioria das equipes atua em ginásios municipais. No entanto, duas situações chamaram a atenção durante a reunião. A primeira, é que a formatação da M+M Marketing de colocar as publicidades nos ginásios pode não ser liberado. Alguns dirigentes revelaram que o Ministério Público já fez questionamentos de patrocínios colados nas quadras, mas que não entram para os cofres públicos.

Matelândia e Cascavel anunciaram que não irão mandar seus jogos nos ginásios tradicionais. O Matelândia mandará as primeiras partidas no Ginásio da Frimesa, em Medianeira, enquanto o Cascavel deverá jogar fora de sua cidade.

Transmissões

As equipes deverão fomentar as transmissões em vídeo de seus jogos através das redes sociais como facebook e youtube. No entanto, a orientação, é que apenas os clubes e as TVs oficiais façam isso.

A ideia é valorizar os patrocinadores dos clubes e do campeonato, evitando que sites, blogs e páginas das redes efetuem a transmissão.

As partidas serão transmitidas oficialmente pela CATVE e E-Paraná aos sábados, às 19h, e pela TV Naipi (SBT Oeste), aos domingos, as 9h.

Algumas TVs locais poderão receber autorização especial para efetuar transmissões quando não houver uma transmissão oficial.

No entanto, está vedada a utilização de imagens por sites ou redes sociais de outros órgãos de imprensa como rádio ou jornais.

Acesso e Descenso

Durante a reunião, alguns dirigentes quiseram alterar o que havia sido votado no arbitral anterior, mas acabaram derrotados. Assim, fica confirmado o rebaixamento do último colocado da primeira fase. Os dois primeiros colocados da Série Prata sobem em 2019.

A primeira fase será disputada em Turno e Returno, classificando os oito melhores para os play-offs.

As equipes eliminadas poderão disputar uma copa que deverá ser criada pela FPFS reunindo as equipes eliminadas da Ouro, Prata e Bronze.

Competições Nacionais
O campeão da primeira fase fica com a vaga na Liga Sul. O vice-campeão estadual irá para a Copa do Brasil. O campeão estadual fica com a vaga na Taça Brasil. Em caso de uma mesma equipe ficar com duas vagas, a vaga será destinada para a equipe classificada na sucessão.

Para 2018, o Pato Futsal será o representante na Taça Brasil e Liga Sul. Paranavaí ficou com a vaga do Cascavel na Copa do Brasil.

 

* Texto e foto de Osires Júnior

Sair da versão mobile