Município busca parceria para construir Parque Linear M’Boicy

O Município de Foz do Iguaçu está prestes a fechar uma importante parceria para construção do Parque Linear M’Boicy, que deverá percorrer os 9 km de extensão do Rio Boicy com a construção de ciclovias, restaurantes, calçadas e vários espaços de lazer que vão desde a nascente até à foz do Rio. Essa parceria já está sendo estudada pela Prefeitura de Foz do Iguaçu, Itaipu Binacional e outros parceiros como Universidades e o Parque Tecnológico Itaipu (PTI), que tem acompanhado o projeto desde as primeiras discussões e avaliações.

A primeira etapa deste processo já foi concluída com a apresentação do anteprojeto do Parque Linear realizado entre Universidades como a Uniamérica, que se responsabilizou pelo diagnóstico e produção do projeto-base, servindo de referência para o projeto executivo que deverá ser feito a partir de agora. Para esta segunda etapa, o Município e a Itaipu Binacional estão estudando a possibilidade de firmar parcerias internacionais para a realização de um projeto mais denso e definitivo. Além da Uniamérica, participaram do projeto-base a Unioeste e a Unila. Estudantes e professores ajudaram na avaliação da qualidade da água, de inspeções ao longo do percurso do rio, e de conversas com moradores que estão em áreas de risco para entender às principais necessidades deles.

A apresentação do anteprojeto foi realizada na noite de segunda-feira (11), no auditório do Centro de Recepção de Visitantes (CRV) da Itaipu Binacional e contou com a presença do prefeito, Chico Brasileiro, de secretários municipais, diretores, professores, alunos e coordenadores de 10 cursos de graduação das Universidades, e, representantes das instituições e organismos envolvidos neste processo.

Diagnóstico

Após cinco meses de estudo e de expedições pelos trechos mais importantes do Rio foi possível chegar à um diagnóstico que deu suporte para o projeto-base. Segundo o coordenador do curso de Arquitetura da Uniamérica, Alexandre Baltazar, o Rio Boicy precisa passar por uma revitalização que irá depender de ações políticas e campanhas educativas de conscientização contra a poluição. “Avaliamos a necessidade de se recompor a mata ciliar e a retirada das famílias que vivem às margens do Rio, o que também já está sendo estudado pelo Instituto de Habitação da Prefeitura. Nós abraçamos esse projeto inicial de tal forma que envolvemos toda a comunidade, além das Universidades, para que ao entregarmos o anteprojeto o Município dê continuidade com a confecção de um projeto maior, o projeto executivo, e para que se busque os recursos necessários juntos aos governos e instituições privadas para tornar real e possível a construção do Parque Linear. Nós levantamos todos os dados iniciais e passamos o bastão para que a Prefeitura, a Itaipu, o PTI e os demais parceiros possam dar seguimento ao nosso trabalho que certamente será um dos mais importantes projetos para o Município de Foz do Iguaçu”, destacou Baltazar.

Para o prefeito, Chico Brasileiro, tão importante quanto os projetos apresentados são as parcerias consolidadas em prol de toda população da cidade.

“Por muitos anos Foz do Iguaçu voltou às costas para os seus rios. Isso gerou um passivo ambiental enorme e um desperdício do potencial turístico e de lazer que eles poderiam nos proporcionar. Esse projeto é um grande passo para corrigirmos esse erro histórico e o início de passo ainda maior que daremos a partir de agora junto à Itaipu”, argumentou Brasileiro.

Assessoria

Sair da versão mobile