Apresentação de Natal no Gramadão encantou o público

Os pés do acrobata voador toca o topo da gigante árvore, a vinte metros de altura. A decoração toda se enche de luz e oficializa um feito histórico: a volta do Natal ao Gramadão da Itaipu, na Vila A, após 13 anos. O espetáculo Um Encanto de Natal, da Cia Sorriso com Arte, de Santa Maria (RS), emocionou as famílias que lotaram o espaço. O show abriu a programação do Natal de Foz 2017 na Vila A.

Na quinta-feira (30), a Praça da Paz, no centro da cidade, recebeu a abertura do Natal. Agora, os dois locais se revezam na programação cultural – de segunda à sexta-feira, acontece no centro da cidade e, aos sábados e domingos, no Gramadão. O Natal 2017 é organizado pela Prefeitura de Foz do Iguaçu com o patrocínio da Itaipu. A programação segue até dia 23 de dezembro.

“Marcamos aqui o renascimento do Natal de Foz e isso só é possível graças à parceria com Itaipu”, resume o prefeito de Foz do Iguaçu, Chico Brasileiro. “A volta do Natal é importante para Itaipu e para a cidade, pois representa nossa união com Foz. Esta época de harmonia e união simboliza muito bem a relação que temos com a cidade”, complementa o diretor-geral brasileiro de Itaipu, Luiz Fernando Leone Vianna.

À espera do Papai Noel

Para fazer uma abertura de Natal emocionante tudo foi pensando com carinho. O Gramadão recebeu uma árvore natalina de 20 metros, além de decorações nos postes e nas árvores do local. Para os arranjos, foram usadas 120 mil garrafas PET. “Focamos na sustentabilidade, reaproveitando material e, ainda assim, fazendo algo bonito”, afirma a responsável pela decoração, Nelci Rafagnin Maran, da Ecodecor.

Com 17 anos de experiência no assunto, Nelci preparou uma decoração especial para a cidade. “Pensamos em algo que fique bonito tanto de dia, quanto de noite”, conta. No fim de tarde, o colorido dos enfeites natalinos, realmente, chamam a atenção. Mas à noite, já iluminada, a decoração encanta.

E para acender árvores foi preciso um acrobata, içado por um guindaste, “voar” até o topo dela. “A história começa com um Natal escuro e a necessidade de trazer a luz”, explica a diretora artística da Cia Sorriso com Arte, Karine Pissuti. “Toda a apresentação tem como fio condutor os preparativos para a chegada do Papai Noel”.

Com as luzes acesas, começa um espetáculo cheio de acrobacias, dança, teatro, música e um emocionante presépio com José, Maria e o Menino Jesus e a chegada dos Três Reis Magos. “Foi uma honra muito grande fazer parte disso tudo”, disse a iguaçuense Bruna Ventura, 31 anos, que fez o papel de Maria e cantou as músicas Ave Maria e Noite Feliz. “Fui muito bem acolhida pelo grupo. Eles têm uma energia positiva que consegue passar para o público”.

Da emoção, o show passou para a dança agitada, com a música Jingle Bell, e a tão aguardada chegada do Papai Noel, em um trenó voador. Içado por quatro cabos de aço, com redundância de segurança de dez vezes, o trenó passou por cima do público. As crianças foram ao delírio. Com o Papai Noel no palco, iniciou o show de fogos para marcar o encerramento do espetáculo.

Fonte: Itaipu Binacional

Sair da versão mobile