Unila e Parlasul promovem evento sobre educação superior no Mercosul

O seminário “Educação Superior no contexto do Mercosul”, que será realizado na próxima segunda-feira (27), às 13h30, no auditório César Lattes, Parque Tecnológico Itaipu (PTI), abre espaço para um debate sobre políticas de educação, com a presença de parlamentares da Comissão de Educação, Cultura, Ciência, Tecnologia e Esporte do Parlamento do Mercosul (Parlasul). O evento é uma realização da Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA) e do Parlasul. A atividade é aberta ao público, e os interessados em participar que não tenham crachá de acesso ao PTI podem realizar inscrição enviando e-mail para secretaria.imea@unila.edu.br, até o dia 26 de novembro, com nome e RG.

O evento terá duas mesas temáticas de debate: “Políticas de integração pela educação – A realidade das universidades de integração” e “Reconhecimento de títulos no Mercosul”. Entre os participantes estão as parlamentares brasileiras do Mercosul, Benedita da Silva e Fátima Bezerra, além de membros da Comissão de Educação do Parlasul do Paraguai, Argentina, Uruguai, Bolívia e Venezuela. Também marcam presença o reitor da UNILA, Gustavo Vieira, e a vice-reitora da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab), Lorita Marlena Freitag Pagliuca.

“O evento propõe debater políticas macro de educação a partir de um lógica regional, com foco em questões como fronteira, integração e revalidação de títulos. O seminário também tem a intenção de criar um espaço de diálogo em que o público apresente demandas, e que haja um encaminhamento de propostas efetivas de políticas de educação do Mercosul, na perspectiva de integração regional”, contextualiza o coordenador do Instituto Mercosul de Estudos Avançados (IMEA) da UNILA, Lucas Mesquita.

Ele esteve presente na última reunião da Comissão de Educação do Parlasul, que ocorreu no dia 13 de novembro, em Montevidéu, no Uruguai. Na reunião, além da realização do Seminário na UNILA, foi definida uma sessão extraordinária a ser realizada em Foz do Iguaçu, no dia 27 de novembro, pela manhã, com o objetivo de debater essas temáticas.

Unila

Sair da versão mobile