Hospital Municipal volta a ser gerido pela prefeitura

O diretor geral da SESA,Sezifredo Paz,participa de reunião com gestores e da coletiva sobre intervenção do Estado no Hospital Padre Germano Lauck em Foz do Iguaçu. Foz do Iguaçu,23/11/2016 Foto:Venilton Küchler

O Governo do Estado do Paraná transferiu a gestão administrativa do Hospital Municipal Padre Germano Lauck para a Prefeitura de Foz do Iguaçu. A solenidade de repasse aconteceu no HMFI, na manhã desta sexta-feira, 24, com a presença do prefeito Chico Brasileiro e autoridades de Estado da Saúde.

O Hospital Municipal estava sob a intervenção do Estado desde o ano passado. Em novembro de 2016, o Governo do Paraná oficializou a intervenção por seis meses, prorrogando o prazo pelo mesmo período em maio deste ano. A medida foi tomada após o Ministério Público Federal (MPF) e Ministério Público Estadual (MPE) recomendarem a intervenção por conta de dívidas e irregularidades cometidas na unidade em anos anteriores.

O prefeito, Chico Brasileiro apresentou, formalmente, o novo gestor da administração do HMFI, Sergio Fabriz. A partir de agora, a administração do Hospital passa a ser de responsabilidade do Município de Foz.

Segundo o prefeito, o Estado e a Prefeitura continuarão trabalhando juntos, o que muda é o modelo de gestão, “antes era uma comissão interventora, e agora ressurge a fundação municipal hospitalar, para que essa fundação tenha o papel jurídico técnico administrativo de tocar, mas com recursos do município e do estado” disse o prefeito.

O controle social será feito por um Conselho Curador, que é composto por representantes de diversos setores da sociedade organizada, como universidade, Codefoz, OAB, Câmara Municipal, Comus, entre outros. “Esta é uma forma de ter uma gestão compartilhada onde não fique nenhuma ingerência político-partidária, o hospital tem que ser um ambiente técnico, tem que ter uma ação assistencial e que ele possa ter o controle da sociedade” destacou o prefeito.

Sergio Moacir Fabriz

É Mestre em Contabilidade. Professor de Contabilidade da Uniamérica. Possui graduação em Ciências Contábeis e Especialização em Contabilidade e Finanças pela Unioeste. Atualmente é secretário administrativo da Unioeste Campus de Foz do Iguaçu. Foi diretor administrativo do Hospital Universitário (HU) – Cascavel (de 2004 à 2011). Pró Reitor de Administração da Universidade Estadual do Oeste do Paraná e Secretário Financeiro da Unioeste, Campus de Foz do Iguaçu. Tem experiência na área de administração, com ênfase em organizações públicas.

O novo diretor afirmou que irá trabalhar para transformar o hospital municipal em um hospital de ensino. Esse processo, segundo ele, poderá ser de cerca de um ano e para isso irá contar com as Universidades Unioeste e Unila, “A gente precisa ter as pesquisas aqui dentro, precisamos ter o ensino aqui dentro, e precisamos buscar a qualidade na assistência” afirmou ele.

Fabriz garantiu que o hospital não vai passar por dificuldades financeiras como anteriormente a gestão estadual, “o projeto para esse hospital agora é um projeto que foi equilibrado pelo governo do Estado, a importância que o governo teve nesse período foi entender a necessidade do hospital para a população e entender que esse hospital precisa de recursos orçamentários e financeiros”, disse ele.

Sair da versão mobile