Antigos Capitães dos Portos do Rio Paraná se encontram em Foz do Iguaçu


A Capitania Fluvial do Rio Paraná (CFRP) e a Sociedade dos Amigos da Marinha em Foz do Iguaçu, a SOAMAR Cataratas, realizaram o 1º Encontro dos Antigos Capitães dos Portos do Rio Paraná entre os dias 17 a 19 de novembro de 2017. A reunião fez parte da celebração do aniversário de 77 anos da elevação da CFRP a condição de Capitania e aconteceu com o objetivo de homenagear os responsáveis pela construção da história da Marinha do Brasil na região Oeste do Paraná.

Sete ex-Capitães dos Portos participaram deste primeiro encontro: Capitão de Mar e Guerra (Refº) Claudio José da Matta (1982-1984); Capitão de Mar e Guerra (RM1) Jayme Pessoas da Silveira Neto (1994-1996); Capitão de Mar e Guerra (RM1) Luiz Antonio Carvalho (2000-2002); Capitão de Mar e Guerra (RM1) Carlos Benício Sá de Mello (2002-2004); Capitão de Mar e Guerra (RM1) Ricardo Dondeo (2008-2010); Capitão de Mar e Guerra Alberto José Pinheiro de Carvalho (2010-2012), atual Capitão dos Portos de São Paulo; e Capitão de Mar e Guerra Luis Fernando Kraemer Bulsing (2012-2014), atual Capitão dos Portos do Rio Grande do Sul.

Os Antigos Capitães dos Portos foram homenageados em um jantar oferecido pela SOAMAR Cataratas no dia 18 de novembro no restaurante Porto Canoas, no Parque Nacional do Iguaçu. No dia seguinte, o atual Capitão dos Portos do Rio Paraná, o Capitão de Fragata Renato Ferreira Jácomo dos Santos, recebeu oficialmente os antigos Comandantes na sede da CFRP, no Centro de Foz do Iguaçu. Eles visitaram as instalações da Organização Militar, verificaram as mudanças físicas ocorridas ao longo dos anos e compararam as histórias vividas na região Oeste do Paraná.

Após visitar a CFRP, os ex-Capitães dos Portos participaram da cerimônia comemorativa do Dia da Bandeira e do 77º Aniversário da Capitania. Um almoço foi oferecido na sequência na Quadra de Esportes da Marinha, para integrar os Comandantes homenageados com a atual Tripulação da CFRP. Este encontro resgatou memórias de militares e servidores civis que trabalharam com os Antigos Capitães dos Portos.

Assessoria

Sair da versão mobile