Lançamento de livro marca aniversário de 25 anos da Tarobá Construções

Para comemorar 25 anos de história, a Tarobá Construções reuniu seus colaboradores, prestadores de serviço, clientes, familiares e amigos em um almoço na sede da empresa. Além de festejar o Jubileu de Prata, o encontro marcou também o lançamento do livro que conta a trajetória da empresa. Trata-se do primeiro volume do projeto História e Memória Empresarial conduzido pela historiadora Daniela de Paiva e pelo arquiteto Alexandre Balthazar. Os dois coordenaram uma pesquisa para resgatar a trajetória da empresa, por meio de reconstrução memorial, desde sua fundação em 1992.

O resultado do trabalho está nas 46 páginas do livro que traz uma seleção de 15 obras assinadas pela Tarobá como a remoção das lajes de concreto na Usina de Itaipu para a montagem das duas últimas unidades geradoras; reforma do Ecomuseu de Itaipu e da Escola Parque, localizada no Parque Nacional do Iguaçu e as construções do Hospital Municipal Padre Germano Lauck e do Edifício das Águas, no Parque Tecnológico Itaipu.

Para o engenheiro Renato Pena Camargo, o lançamento do livro vem coroar todo o esforço e trabalho de duas décadas e meia. “Os nossos clientes sabem da nossa seriedade e do quanto nos dedicamos e agora nessas páginas estão um pouco da nossa história e isso ficará para sempre, para nós isso é um reconhecimento e nos dá muito orgulho, sem dúvida é um sonho realizado”, confessa Renato.

Valorização – O projeto desenvolvido pela Recordar e Be.U Arquitetura, com apoio da Uniamérica, traz depoimentos de engenheiros que acompanharam diversos serviços da empresa, entre eles Reinaldo de Mattos Vieira, João José de Souza e Francisco Pucci Neto. O livro também apresenta relatos de profissionais que fazem parte da equipe da Tarobá como a administradora Ana Cristina Wegner, o encarregado de obras Hodenir Elias, o pedreiro Antonio Ferreira de Oliveira e os engenheiros José Alberto Mensch Júnior, Emanuele Furlan Pretto, Luiz Fernando de Britto e Anderson Lopes.

“Convidamos os nossos colaboradores e pessoas que já trabalharam conosco para fazer esse histórico, pois eles, juntamente com nossos clientes, são a memória viva da empresa”, diz o empresário José Pimenta Camargo Neto. Segundo ele, reconhecer o valor de quem vive o dia a dia da empresa é uma forma de agradecer. “A Tarobá Construções é feita por pessoas que busca fazer sempre o bem e o melhor”, afirma Pimenta.

Mais de 460 obras – A empresa chega aos 25 anos com mais de 460 obras entregues em nove estados do País. A Tarobá Construções tem no seu portfolio construção e reforma de prédios, escolas, hospitais e serviços especializados na área de fundações de barragens. A injeção de calda de cimento em pequenas centrais hidrelétricas, por exemplo, é uma das especialidades da construtora iguaçuense. Com o tempo, ela diversificou suas operações e hoje também está no ramo de concessões. Desde 2013, a Tarobá administra o Estacionamento do Aeroporto de Foz do Iguaçu; e desde 2016 é a responsável pela gestão da Rodoviária de Foz do Iguaçu.

Assessoria

Sair da versão mobile