Coletivo UTTULAB e os novos sonhos para Foz

Batizado de *UTTULab, a ideia partiu de gente nascida aqui e também de quem veio de fora, com o intuito de unir habilidades e trabalhar pela cidade.

A preocupação surgiu com a percepção de problemas bastante visíveis dentro de Foz, como a falta de espaços públicos pensados e construídos para as pessoas e seus interesses e a falta de conexão de movimentos atuais de mobilidade, sustentabilidade e qualidade de vida em vários aspectos.

A intenção a partir disso, é repensar e ocupar os espaços públicos de maneira coletiva, criativa e relevante, fortalecendo a comunidade e promovendo a conexão as suas regiões e moradores. Para tanto, trabalham com ideias e significados, promovendo a integração de ações como; escutar/sonhar, desenhar/planejar, conectar, realizar/agir.

Apoiados no conceito de Placemaking, um processo de planejamento, criação e gestão de espaços públicos totalmente voltado para as pessoas, visando transformar ‘espaços’ e pontos de encontro em uma comunidade, o grupo lançou recentemente sua primeira ação; uma pesquisa online sobre “A Foz dos sonhos de cada um”.

A pesquisa pretende conhecer como as pessoas da cidade imaginam a cidade, onde enxergam os principais problemas e como se vêem contribuindo para este sonho.

A ideia é que a pesquisa possa circular pelo maior número de moradores possível, e de diferentes regiões para que uma imagem seja traçada com maior exatidão. É para contemplar diferentes regiões da cidade, uma etapa de coleta presencial pode acontecer pontualmente.

Com essa escuta pretendem poder pensar futuros projetos específicos e mobilizar diferentes grupos, incluindo poder público, para um esforço conjunto de transformação urbana.

E então, já sabe como é a Foz dos seus sonhos? Acesse a pesquisa e responda até 20 de dezembro: clique aqui

*Mas por que UTTULab? O coletivo é um laboratório de ideias e ações totalmente voltadas para a cidade. A equipe, ainda crescendo, acredita que desenvolvimento pleno se dá quando acontece em conjunto, com cada Uma, Todas, Todos e cada Um (UTTULab! Sacou?)

Assessoria

Sair da versão mobile