Receita apreende quase mil unidades de essência para narguilé


Na manhã desta terça-feira (31), na barreira de fiscalização instalada ao lado da praça de pedágio em São Miguel do Iguaçu, durante abordagem no âmbito da Operação Muralha, servidores da Receita Federal, com apoio de policiais militares do Batalhão de Polícia de Fronteira, realizaram apreensão de um caminhão com grande quantidade de tabaco aromatizado (essências de narguilé).

A abordagem ocorreu por volta das 9h30 a um caminhão com placas de Matelândia que havia recém-saído da Ceasa com destino a Matelândia. Aparentemente era um veículo utilizado para o transporte de verduras, porém, ao proceder a inspeção no veículo, foram encontradas 960 unidades de essência de narguilé e similares ocultas entre diversas caixas vazias no caminhão.

Estavam no veículo o condutor e um passageiro. O primeiro, um homem de 28 anos de idade, alegou que receberia R$450 para transportar a mercadoria até um posto de combustível na cidade de Matelândia. Devido à grande quantidade, o caminhão foi lacrado e encaminhado para a Delegacia da Receita Federal de Foz do Iguaçu. Após inspeção completa no veículo e contagem das mercadorias, o valor alcançou R$12 mil.

A Operação Muralha, que envolve servidores da Receita Federal, Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal, Polícia Civil do Paraná, Polícia Militar do Paraná – BPFRON, Marinha e Exercito brasileiros, teve início no dia 3 de maio, sem prazo de encerramento.

Essa iniciativa está inserida no âmbito do Programa de Proteção Integrada de Fronteiras (PPIF), instituído pelo Decreto nº 8.903/2016, tem como diretrizes a atuação integrada e coordenada dos órgãos de segurança e de fiscalizações atuantes nas fronteiras, e como foco, o fortalecimento da prevenção, do controle, da fiscalização e da repressão aos delitos transfronteiriços, como contrabando, descaminho, tráfico de drogas, armas e medicamentos, entre outros. Participam da Operação a Receita Federal, Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal, Polícia Militar do Paraná – BPFRON, Força Nacional de Segurança – FNSP e Foztrans – Instituto de Transportes e Trânsito de Foz do Iguaçu.

Assessoria de Comunicação
Delegacia da Receita Federal do Brasil em Foz do Iguaçu/PR

Sair da versão mobile