Inovação genética suína do Brasil é exportada para o Paraguai

A filial brasileira da Topigs Norsvin, líder mundial em pesquisa e inovação genética suína, acaba de realizar sua primeira exportação de matrizes e reprodutores ao mercado paraguaio. São 210 matrizes da recém-lançada TN70 e quatro machos Traxx IA, que estão chegando a diversas granjas de elite do vizinho País, após cumprir todas as etapas de ordem alfandegária e sanitária.

Segundo o coordenador de território, veterinário Eder Riva, novos lotes estão em quarentena. “A exemplo da Argentina e Bolívia, onde a filial brasileira tem forte presença, o Paraguai desponta como um mercado extremamente receptivo à tecnologia e genética de ponta”, raciocina.

Segundo o Instituto Interamericano de Cooperação – IICA -, o rebanho suíno do País cresce a uma média anual de 2,7%, tendo alcançado 1,3 milhões de cabeças no ano passado. Entretanto, o nível tecnológico da atividade ainda tem muito espaço para crescer, já que neste plantel se inserem apenas 40 mil matrizes portadoras de genética melhorada. “Depois de avanços significativos na genética bovina, o Paraguai agora se prepara para um salto de qualidade em suinocultura”, observa Eder Riva.

Avanço genético

As 210 matrizes enviadas ao Paraguai, incorporam o mais recente avanço da pesquisa genética mundial. Elas materializam um antigo sonho e aspiração dos criadores: o de poder agregar as melhores características do Large White com o melhor do Landrace em uma única matriz. Fêmea híbrida F1 Landrace (L) x Large White (Z), a TN70 vem sendo apontada por pesquisadores e geneticistas como a melhor fêmea do mundo.

A nova matriz, testada e aprovada em escala na Europa, já começa a povoar um crescente número de granjas parceiras no Brasil. Ela traz uma combinação única entre a alta eficiência reprodutiva e a excelente eficiência na produção de suínos terminados. Produz um grande número de leitões nascidos fortes e vigorosos, que resultam em terminados uniformes, com extraordinária eficiência alimentar, elevado ganho de peso diário e excelente qualidade de carcaças, com elevado percentual de carne magra, reunindo as características desejadas por toda a cadeia, do criador ao frigorífico, passando pelo consumidor. É um animal rústico, de fácil adaptação. Extremamente dócil e calmo, sendo de muito fácil manejo.

Sobre a Topigs Norsvin

Com uma produção de mais de 1,6 milhão de matrizes e mais de 9 milhões de doses de sêmen por ano a Topigs Norsvin tem se destacado pela evolução e difusão de melhoramento genético no mercado suinícola, sendo reconhecida pela abordagem inovadora na implantação de novas tecnologias e foco contínuo na produção de suínos eficientes. Além disto, a empresa inova o mercado, com sistemas como o InGene e soluções como a TN70 e o Liquid que estão revolucionado a suinocultura.

No sistema InGene, a granja recebe durante o povoamento fêmeas bisavós, avós e matrizes F1. Depois, passa a produzir sua autorreposição e, a partir daí, recebe de fora apenas sêmen dos melhores reprodutores Topigs Norsvin. Na TN70, considerada a melhor matriz do mundo, a combinação da alta eficiência reprodutiva com a excelência em terminados tem resultado em números surpreendentes; do mesmo modo que o sistema Liquid tem se destacado como o melhor da genética em inseminação artificial. Estes fatores, aliados a fortes investimentos em programas de pesquisa (mais de 19 milhões de euros anuais) situam a Empresa na liderança da nova suinocultura mundial.

Assessoria

Sair da versão mobile