Ecomuseu de Itaipu recebe Exposição sobre Ney Braga

Nesta quarta-feira, dia 18 de outubro, às 20h, o Ecomuseu de Itaipu recebe a exposição “Ney Braga: 100 anos na história do Paraná”, em comemoração aos 30 anos da instituição. Ney Braga foi diretor-presidente do Setor Brasileiro da Itaipu entre 1985 e 1990. Curitiba, 17/10/2017. Foto: Acervo do Museu Paranaense

Abre nesta quarta-feira (18), às 20h, no Ecomuseu de Itaipu a exposição “Ney Braga: 100 anos na história do Paraná”, em comemoração aos 30 anos da instituição. A mostra foi produzida em parceria com o Museu Paranaense, que detém grande acervo sobre o político, e fica em cartaz até o dia 5 de março de 2018. No mesmo dia abre também a mostra “Ecomuseu 30 Anos”.

O diretor do Museu Paranaense, Renato Carneiro Jr. explica que a exposição foi uma proposta feita pelo museu à Itaipu em razão do centenário de Ney Braga em 2017. “Ele foi diretor-presidente do setor brasileiro da Itaipu entre 1985 e 1990, além de ser o diretor que inaugurou quatro turbinas da usina e também uma obra que é muito cara a eles: o Ecomuseu de Itaipu. Com essas exposições, a Itaipu, o Museu Paranaense e Secretaria de Estado da Cultura prestam uma homenagem bastante devida a um dos maiores políticos que o Paraná já teve”.

“Ney Braga: 100 anos na história do Paraná” apresenta um dos mais importantes homens públicos da história do Estado. A exposição é composta por painéis e plotagens de diferentes tamanhos, com fotos selecionadas do acervo do Museu Paranaense e de Itaipu, mostrando sua origem, sua família, sua carreira e, principalmente, sua ligação com a Itaipu e o Ecomuseu.

Vários objetos do acervo de Ney Braga, como medalhas, condecorações, placas de homenagem, troféus, documentos, mobiliário e objetos pessoais serão dispostos em ao menos seis vitrines e expositores. Estará disponível também um vídeo com depoimentos sobre Ney Braga de pessoas que conviveram com ele, ao longo de sua vida pública.

NEY BRAGA – Nos quase 50 anos de vida pública, Ney Braga ocupou diversos cargos, entre eles como prefeito de Curitiba, de 1954 a 1958, cuja gestão foi premiada com “Os dez municípios brasileiros de maior progresso”, entregue pelas mãos do presidente Juscelino Kubitschek. Também foi deputado federal, duas vezes governador do Estado do Paraná, ministro de Estado da Agricultura e da Educação e Cultura, senador, diretor-geral da Itaipu Binacional e, por último, presidente do Conselho de Administração da Copel, até 2000, ano em que faleceu.

ECOMUSEU – A mostra é resultado de uma pesquisa que vem sendo desenvolvida há vários meses, incluindo bibliografia, documentação e entrevistas com funcionários e frequentadores do Ecomuseu desde sua criação. A reprodução de fotografias, vídeos, documentos, jogos educativos e personagens permitirá que os visitantes interajam ao longo da exposição. A curadoria é compartilhada entre funcionários do Ecomuseu, a historiadora Cláudia Feijó, a arquiteta Carolina Lisot e Mario Melo da Clemente Design.

A exposição segue até o dia 5 de março de 2018, no Ecomuseu, na Avenida Tancredo Neves, 6001, poucos metros da entrada da usina de Itaipu, em Foz do Iguaçu. A visitação acontece de terça a domingo, das 8h às 17h, com ingressos R$ 12 e R$ 6 (meia-entrada). Mais informações (45) 3520-5816.

Sair da versão mobile