Em Foz, maioria votou pela separação dos estados do Sul

A consulta popular realizada no último sábado (7) pelo movimento separatista “O Sul é o meu país”, teve número de votantes abaixo do esperado. Sem valor legal, a consulta foi realizada em diversas cidades do paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul, mostrando um ideia sobre o que pensa a população sulista sobre uma possível separação do Brasil.

Com voto impresso, ainda nesta segunda-feira (9) o número total ainda não havia chegado aos cem por cento. Porém, às 10h, com 82,62% das urnas auditadas, pode saber que 96,13% votaram sim, contra 3,87% não. Ao todo, foram 342.271 votos nos três estados.

Em Foz do Iguaçu, os organizadores montaram urnas em sete locais, no centro, Porto Meira, Vila A, Três Lagoas, Jardim Maracaná e Jardim Lancaster. Ao todo, 1.030 iguaçuenses participaram da votação, com 85,7% dos votos favor da separação dos estados do Sul do Brasil.

Na semana passada, a organização do Plebisul esperava conseguir mais de 1 milhão de votos para o “sim”. O voluntário do movimento em Foz do Iguaçu, Albino Ercico, acredita que o número abaixo do esperado se deve à chuva que caiu sobre os três estados no sábado.

Sair da versão mobile