Ministro da Saúde inaugura nova UPA em Foz do Iguaçu


Com a presença do ministro da Saúde, Ricardo Barros, foi inaugurada na manhã deste sábado (30) a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Dr. Walter Cavalcanti Barbosa, no Bairro Morumbi, em Foz do Iguaçu. Barros estava acompanhado da vice-governadora do Paraná, Cida Borguetti, do prefeito Chico Brasileiro, o vice-prefeito Nilton Bobato, além de outras autoridades municipais, como a secretária de Saúde, Inês Weizemann e o presidente da Câmara de Vereadores, Rogério Quadros.

“Estou feliz em participar da entrega desta importante obra. Aqui funcionava uma unidade de Pronto Atendimento que foi ampliada e inteiramente reformada. Vamos destinar cerca R$ 500 mil por mês para custeio. A UPA oferecerá diversos serviços de saúde para a população aqui de Foz”, disse Barros.

A unidade será considerada de porte III, indiciada para cidades a partir de 200 mil habitantes. A UPA recém inaugurada conta com 15 leitos de repouso, sendo cinco pediátricos cinco masculinos e cinco feminino de adultos, mais dois leitos de isolamento e quatro leitos de emergência, classificados como ala vermelha. A previsão inicial é de realizar em torno de 10 mil atendimentos por mês.

A nova UPA funciona no antigo prédio do Pronto Atendimento (PA) do Morumbi, fechado desde o início deste ano para reforma, após denúncia do Ministério Público Estadual, de que o local não possuía mais condições de uso. No final do ano passado, o MP chegou denunciar o atraso para o início da obra de reforma do PA, estabelecendo um prazo, que caso não fosse cumprido poderia resultar na prisão da então prefeita interina Ivone Barofaldi e a secretária municipal de Saúde, Patrícia Foster.

Com investimento garantido pelo governo federal, o projeto da obra que seria para a reforma do Pronto Atendimento, foi alterado e a prefeitura decidiu transformar o local em uma Unidade de Pronto Atendimento, a segunda da cidade. Desde o início do ano, os pacientes do Morumbi estavam seedo atendidos na Unidade de Pronto Atendimento do Bairro Maracanã, transformada em PA.

Sair da versão mobile