Terremoto de 3.5 graus atinge região de Curitiba e Norte do Paraná

Apesar da imprensa ter divulgado que ocorreram dois abalos sísmicos hoje (18), entre eles um de magnitude 4.5, em Itaperuçu, e outro de 5.1, em São Jerônimo da Serra, no Paraná, pesquisadores da Rede Sismográfica Brasileira (RSBR) analisaram os dados transmitidos pelas estações sismológicas e identificaram de forma manual apenas um tremor de terra de magnitude 3.5mR, cujo epicentro aconteceu no município de Itaperuçu (PR), mas que também foi sentido em outros diversos municípios do estado.

A profundidade do tremor não pode ser determinada com precisão no momento. Acredita-se que tal evento tenha ocorrido superficialmente, ou seja, com uma profundidade menor do que 5 km. Futuramente, análises mais detalhadas serão conduzidas para a determinação exata da profundidade.

“Os dados da Rede Sismográfica Brasileira são transmitidos em tempo real para as instituições parceiras. Os próprios são submetidos por processos de filtragem automáticos que definem um epicentro e uma magnitude preliminar para o evento sísmico. A partir da definição preliminar, inicia-se o processo de análise manual do evento sísmico, possibilitando a melhor identificação da chegada das ondas sísmicas e corrigindo a marcação destas”, afirma o pesquisador em Geociências do Serviço Geológico do Brasil (CPRM), Marcos Ferreira.

Os sensíveis instrumentos da Rede registraram as ondas deste abalo até uma distância de 1.500 km. Os instrumentos utilizados captam vibrações muito menores do que o ser humano é capaz de sentir.

“É importante ressaltar que tremores com esta magnitude não são incomuns, sendo detectados mensalmente em algum lugar do Brasil. Porém, muitas vezes eles passam despercebidos pela população por não acontecerem próximos a regiões populosas. Neste caso, foi diferente pelo tremor ter ocorrido próximo a uma grande cidade”, destaca o professor do Centro de Sismologia da USP, Marcelo Bianchi.

Segundo dados da RSBR, o último evento registrado no estado foi no dia (18/2) do ano passado, em Ibiporã, com magnitude de 1.8 mR. O maior evento, que ocorreu no Paraná, foi em Imbaú no dia (04/01) de 2006, com magnitude de 4.1 mR. Nas regiões específicas de Rio Branco do Sul e Itaperuçu existem relatos de dois pequenos abalos determinados apenas instrumentalmente nos dias 12 e 13 de julho de 2015, com magnitudes menores do que 3.0 mR.

Relatos de tremores de terra no Brasil podem ser reportados e lidos, por intermédio, da plataforma “Sentiu aí” do Centro de Sismologia da USP, acesse: http://www.sismo.iag.usp.br/eq/dyfi

Imagem: Banda B

Sair da versão mobile