Militares da Força Nacional ficarão na Ponte da Amizade até dezembro


Desde quarta-feira (16), militares da Força Nacional de Segurança Pública se uniram à Operação Fronteira Integrada, para reforçar a segurança na Ponte Internacional da Amizade, entre as cidades de Foz do Iguaçu (Brasil) e Cidade do Leste (Paraguai).

A integração aconteceu após pedido da Polícia Federal, ao Ministério da Justiça e tem prazo de 180 dias. A Força Nacional deve trabalhar na cidade até dezembro, na fiscalização, inibição, prevenção, coibição e repressão dos crimes de contrabando, de saída irregular de riquezas e de tráfico de drogas e de armas.

A operação Fronteira Integrada iniciou em dezembro de 2016, inspirada na operação Fronteira Olímpica, em que a Polícia Federal em Foz do Iguaçu, que contou com o apoio de grupos especiais da Polícia Militar do Paraná e da Polícia Civil.

O reforço deve coibir o chamado “rapel”, onde contrabandistas jogam mercadorias de cima da Ponte da Amizade para a barranca do Rio Paraná, no lado brasileiro da fronteira. Parte do efetivo deve atuar em turnos na pista da ponte.

A Fronteira Integrada conta com efetivos da Receita Federal, Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal, Polícia Militar e agora, Força Nacional. Além da ponte, as equipes cuidam a fronteira pelo Lago de Itaipu, Rio Paraná, com apoio da Marinha.

Sair da versão mobile