Câmara recebe denúncia que poderá cassar mais dois vereadores

A Comissão do Conselho de Ética da Câmara de Vereadores de Foz do Iguaçu, se reuniu na manhã desta segunda-feira (7). Na pauta estaria a situação de dois vereadores, que podem ser denunciados por quebra de decoro parlamentar.

Um deles diz respeito ao vereador Beni Rodrigues (PSB), que assim como os cinco vereadores cassados em junho deste ano, também foi preso durante as investigações da Operação Pecúlio. O outro caso diz respeito ao vereador Protetor Jorge (PTB), que é condenado pelo ato de improbidade administrativa e por isso não poderia exercer o cargo legislativo.

A Câmara recebeu um pedido de abertura de inquérito contra os dois vereadores, assinada por Márcia Eliane Gonçalves. A presidência da Câmara ainda deverá decidir se aceita ou não o pedido.

Ao final da reunião, a presidente do Conselho, Nanci Rafain Andreola (PDT), informou que o assunto não entrou na reunião, onde foram discutidos outros temas que estavam pendentes.

caso a mesa diretora aceite a denúncia de quebra de decoro contra os dois parlamentares, o processo passará por debate no Conselho de Ético e votado para decidir se vai ou não à plenária, onde é votado a cassação ou não dos mandatos.

Em 1° de Julho deste ano, a Câmara de Vereadores de Foz do Iguaçu cassou o mandato de cinco vereadores por quebra de decoro parlamentar, após terem tomado posse, em fevereiro, enquanto estavam presos. Os parlamentares entenderam que a cobertura da posse pela imprensa causou mídia negativa à cidade.

Em nota, a assessoria de comunicação da Câmara informou que os membros do Conselho discutiram o aperfeiçoamento do Portal da Transparência, com o aperfeiçoamento do sistema de acompanhamento de mandato dos vereadores.

“Com relação às notícias veiculadas pela imprensa a respeito de denúncia envolvendo parlamentares, os integrantes do Conselho afirmaram ter conhecimento que tramita algo relacionado a isso na Casa, mas que ainda não recebeu nenhuma notificação, até porque se for alguma representação em relação a algum Vereador, ela passa antes pelo Plenário da Casa”, diz a nota.

Sair da versão mobile