Entrevista com Carol Marcellino do Vigilantes do Peso: Emagrecimento saudável sem sofrimento, conheça

A constante oferta de refeições altamente calóricas e a relação pouco saudável de grande parte da humanidade com a comida fazem com que a missão de perder peso seja extremamente difícil nos dias de hoje. Poucas pessoas vão ao nutricionista e, sozinhas, conseguem seguir cardápios e regimes por conta própria. Assim, alternativas são necessárias para que a missão de entrar naquele jeans antigo seja possível.

Nesse contexto apareceu o ‘Vigilantes do Peso’, empresa que está no Brasil há mais de 40 anos e faz parte da organização Weight Watchers, que surgiu nos Estados Unidos e evoluiu ao longo de cinco décadas, tornando-se o maior e mais reconhecido método de emagrecimento do mundo​. O ‘Vigilantes do Peso’ oferece dois tipos de programas.

No ‘ProPontos’,  segue-se um sistema simples de contagem de pontos através de um aplicativo, que não proíbe qualquer tipo de alimento ou bebida. Já no ‘Express’, é possível comer à vontade alimentos de grupos determinados.

Um pouco sobre o Vigilantes do Peso

O Vigilantes do Peso atua e diversos países, segundo Carol, que orienta nas cidades de Foz do Iguaçu e Cascavel (WhatsApp do grupo 45 99134-0639) a metodologia de reuniões é uma das grandes vantagens do programa. A tecnologia é um dos diferencias do VP (Vigiliantes do Peso, como é popularmente conhecido), existe um APP que trás inúmeras receitas e dicas, além da orientação de quem já perdeu peso, afinal, como sabemos: Ganhar peso é fácil, e tentar perder nem sempre é uma tarefa simples.

Onde tem reuniões do VP?

O cliente ainda pode comparecer a reuniões semanais em onze estados brasileiros, além do Distrito Federal, onde há palestras de orientadores (pessoas que já tiveram sucesso com o Vigilantes), pesagem e dicas para serem seguidas até o próximo encontro. Há ainda uma rede social destinada apenas a quem faz parte do programa, mostrando que o tratamento funciona justamente pela interação entre as pessoas, o que ajuda a aumentar o estímulo durante o processo da perda de peso.

 

Confira aqui alguns casos de sucesso que atestam a importância da troca de experiências para o programa.

Parte do grupo de orientadores que trabalha em Foz do Iguaçu, no Paraná, Carol Marcellino perdeu 30 kg com o ‘Vigilantes do Peso’ e agora ajuda outros a mudarem os seus hábitos alimentares. Confira entrevista na qual ela fala sobre o programa e como ele vem transformando a relação das pessoas com a comida.

Como é o seu trabalho de orientação no ‘Vigilantes do Peso’?

Meu trabalho no Vigilantes do Peso é servir de apoio e ajudar os associados com meu exemplo uma vez que já passei pelas mesmas dificuldades que eles tiveram. Eu sei o que é ter ‘mente de gordo’ e o quanto é desafiador mudar a relação com a comida. Sei também que é possível mudar os hábitos alimentares e aprender a gostar de exercício físico e assim superar os obstáculos do emagrecimento.  Mantenho contato diário com os associados para ajudar na motivação e foco no propósito de ter mais qualidade de vida.

Há quanto tempo você trabalha com o ‘Vigilantes do Peso’ e por que decidiu entrar na empresa?

Conheci o ‘Vigilantes do Peso’ em 2013 e um dos incentivos para emagrecer era me tornar Orientadora já que para trabalhar na empresa é preciso já ter emagrecido com o programa para assim poder auxiliar outras pessoas.

Qual é a importância de você já ter tido a experiência de emagrecer com o programa antes de orientar outras pessoas?

Isso foi fundamental. Eu aprendi que é possível dizer não para alimentos sem me sentir mal, pois me dei conta que comer em excesso traz muitos prejuízos. Hoje consigo resistir às tentações sem grandes dificuldades, sei me antecipar a situações que antigamente me fariam comer em excesso, comecei a gostar de fazer exercícios físicos e me cuidar mais de forma geral. Todos esses aprendizados são repassados para os associados, eles aprendem com meus erros e acertos.

Na sua opinião, qual o grande diferencial do Vigilantes do Peso?

Vejo um conjunto de fatores que faz do Programa de Emagrecimento do ‘Vigilantes do Peso’ algo único. Para começar, tem o fato de não haver restrições no cardápio. Não há alimentos nem bebidas proibidas, isso é excelente porque não precisamos abrir mão das coisas que gostamos, é só aprender a comer certo. Além disso, as reuniões com outras pessoas, que compartilham o mesmo objetivo, e a pesagem mantém os associados mais motivados e otimistas. Há também o aplicativo onde monitoramos a alimentação, exercício físico, trocamos receitas e nos mantemos conectados em uma rede social exclusiva para participantes do ‘Vigilantes do Peso’.

Por que as reuniões semanais são importantes para o processo de emagrecimento?

O que não é mensurável não é administrável. Estar atento ao desempenho do emagrecimento para fazer os ajustes necessários torna o processo mais dinâmico. A troca de experiências com o grupo e a leitura do informativo Vida Light, sempre com novidades e textos de incentivo, faz as pessoas se manterem animadas e dispostas a conquistarem seu peso saudável.

O ‘Vigilantes do Peso’ oferece dois programas: ProPontos e Express. Quais os perfis de pessoas que se encaixam melhor em cada plano?

Os dois programas são igualmente flexíveis. O ProPontos é adotado para quem quer comer de tudo e o Express tem o foco em alimentos plenos, que são os integrais, frutas, verduras e carnes magras. Uma grande vantagem do Express é não precisar anotar o que come e poder comer até se sentir satisfeito, ou seja, pode comer o quanto quiser de alimentos plenos, mas sem exageros.

Os programas oferecidos no Brasil são os mesmos dos outros países?

Sim, associados do ‘Vigilantes do Peso’ no mundo todo tem acesso aos mesmos programas de emagrecimento.

Você tem alguma dica para quem está iniciando o seu processo de emagrecimento?

Mude um hábito de cada vez e trate-se bem, fale com você mesmo de forma afetuosa e positiva. Isso fará manter o foco nos acertos e corrigir os erros com mais rapidez e sem sofrimento.  Lembre-se: você é a pessoa mais importante da sua vida. Quando você está bem, fica mais preparado para cuidar dos outros.

O objetivo do ‘Vigilantes do Peso’ é mudar a relação das pessoas com a comida?

Sim, ver o alimento como uma fonte de nutrientes e também com a questão social, mas sem exageros. Uma vez que a pessoa aprende a selecionar mais os alimentos que ingere, passa a comer mais devagar e começa a evitar a fome emocional tudo muda, e isso incentiva a descobrir outros hábitos, como por exemplo, caminhar no parque quando estiver estressado ao invés de devorar uma caixa de chocolate.

Há alimentos que não contam pontos e podem ser consumidos sem moderação?

Um outro grande diferencial do ‘Vigilantes do Peso’ é que verduras e frutas, com exceção do abacate, coco, açaí e banana da terra, não contam pontos. Dessa forma a pessoa pode comer 3 laranjas no lanche e não contabilizar ponto algum, por exemplo.

Qual a principal mudança – fora a estética – que você vê nas pessoas que participam do ‘Vigilantes do Peso’?

Recuperar a autoestima, tornar-se mais confiante, não levar mais puxões de orelha do médico, brincar com os filhos sem perder o fôlego, servir de exemplo para amigos e familiares, além da sensação de vitória!

Lembre-se: você é a pessoa mais importante da sua vida. Quando você está bem, fica mais preparado para cuidar dos outros. – Carol Marcellino, orientadora VP

Carol Marcellino é orientadora do Vigilantes do Peso nas cidades de Foz do Iguaçu e Cascavel, no Oeste do Paraná. Para quem quiser tirar dúvidas com ela e pegar receitas incríveis (sim! Receitas que são saudáveis e funcionais é só chamar no WhatsApp: 45 99134-0639).

Sair da versão mobile