Guarda Municipal perderá cães da Unidade K9

Os cães treinados para fiscalização em operações de combate ao tráfico utilizados pela Guarda Municipal de Foz do Iguaçu, deverão parar de trabalhar já na próxima semana. A Procuradoria Geral do Município decidiu que o contrato com a empresa prestadora do serviço para o Projeto K9, não pode ser renovado. Os procurados entendem que esse trabalho é uma atividade fim e que não pode ser terceirizada. Para a Procuradoria, a saída é o município ter o próprio canil.

Para o secretário municipal de Segurança, Jussier da Silva, o custo para a manutenção e adestramento dos cães é alto e ficaria inviável para o município. “Essa contratação é muito mais econômica e viável ao municipal, ficando o município apenas com a mão de obra dos guardas”, disse o secretário, informando que o serviço será temporariamente suspenso. O custo mensal do projeto é de cerca de R$ 7 mil.

A Guarda Municipal utiliza três cães da raça pastor belga. Um deles especializado na busca de drogas, outro na busca de munições e armas e outro para a localização de pessoas e defesa dos policiais. “Se tratando de fiscalização policial ele é muito viável e tem mostrado isso nas fiscalizações policiais em Foz do Iguaçu, com a própria Guarda e em apoio à outras forças policiais”, completou o secretário.

O Projeto K9 começou em Foz do Iguaçu em 2013 e tem mostrado bons resultados em ações de prevenção e repressão no município. Em dezembro de 2014, o projeto se tornou referência no Paraná, quando guardas municipais de Foz do Iguaçu, estiveram no 4º Batalhão Polícia Militar em Maringá, ministrando cursos de aperfeiçoamento para os cães e iniciando trabalho com os cachorros filhotes da unidade.

OS cães também são utilizados para educação infantil, através do Programa “Dog Show”, aplicado em apresentações com cães em escolas, centros municipais de educação infantil e em outros eventos, seguido de palestras sobre trânsito e drogas.

Em 2015, a Guarda Municipal trocou experiências com um projeto parecido na cidade de Treinta y Tres, no Uruguai. Na época, a Unidade K9 esteve visitou a cidade para orientar os policiais uruguaios nas ações de patrulha, policiamento, repressão e combate ao crime, com a utilização dos cães.

Sair da versão mobile