Associação Nacional de Reitores tem entendimento unânime à favor da Unila

O reitor da Universidade Federal da Integração Latino-Americana (Unila), professor professor Gustavo Oliveira Vieira, participou em Brasília, na semana passada, de uma reunião da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andife), onde colocou em debate a emenda parlamentar de autoria do deputado Sérgio Souza (PMDB-PR), que pretende transformar a Unila em uma universidade regional.

Na reunião, os reitores tiveram entendimento unânime em favor da Unila, e mostraram preocupação com a emenda, que pode afetar estruturalmente a autonomia universitária em todo o país. Ainda em Brasília, o professor Oliveira esteve no Congresso Nacional, onde conversou sobre o assunto com o senador Cristovam Buarque (PPS-PE), integrante da comissão da medida provisória.

Ainda, os reitores da Unila e da Universidade Federal do Paraná (UFPR), irão se reunir para preparar uma nota, que será apresentada na reunião no Conselho Pleno de reitores, que acontece essa semana em Natal (RN), onde a reitora da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), Ângela Paiva, já se comprometeu a levar a questão ao Ministério da Educação.

“Me parece que é cada vez mais clara a vocação da Unila para Foz do Iguaçu. Recebemos 61 manifestações de apoio, a grande parte de instituições. Estamos nos sentidos abraçados por Foz do Iguaçu”, disse o reitor Gustavo Oliveira.

Em um levantamento realizado pela Unila, de 2010 à 2015, a universidade ampliou as vagas no oeste do Paraná. “Então falar que expansão universitária iria nos transformar, me parece que não é o argumento correto. A ampliação nesse período foi de 61%. É a instituição de graduação pública que mais ampliou no oeste paranaense”, completou Oliveira.

Em uma petição online organizada pela sociedade acadêmica, quase 15 mil pessoas já assinaram pela defesa da Unila. Clique aqui.

Sair da versão mobile