Maior avião militar dos Estados Unidos aterriza no Paraguai

O cargueiro Galaxy C-5, considerado o maior avião utilizado pela Força Aérea dos Estados Unidos, aterrizou neste final de semana em Luque, na região metropolitana de Assunção, no Paraguai. O avião vindo da Flórida, trouxe militares e equipamentos, que participarão da atividade Força Comando 2017, reunindo militares de vários países, em uma competição para a troca de experiências. Esta é a segunda vez que o cargueiro desce no Paraguai, a primeira foi há 20 anos.

Nesta edição, o Paraguai será o terreno da competição de equipes militares de países do continente americano, como Colômbia, Panamá, Perú, Estados Unidos, Jamaica, México, Uruguai e Honduras. Também participarão do treinamento médicos da organização não governamental dos EUA, IMAHelps, que atenderão de 21 à 27 de julho no Hospital Nacional de Itauguá.

Maior avião militar do mundo

O C-5 Galaxy é o maior avião de transporte militar do mundo, se enquadrando como avião cargueiro, produzido pela empresa Lockheed Martin. Tem capacidade para 7 passageiros, tem 75,5 metros de comprimento, 68 metros de envergadura, 20 metros de altura, velocidade máxima de 920 km/h, peso máximo de decolagem de 381 toneladas e o custo unitário é de USS 167,7 milhões.

O compartimento de carga mede, em metros, 4,07 de altura, 5,8 de largura e 37 de comprimento. A sua capacidade é de, aproximadamente, 880 metros cúbicos. Isso é suficiente para, por exemplo, seis helicópteros Apache. Em tamanho o Lockheed C-5 Galaxy só não excede o An-124 Ruslan e o An-225 Myria, da Antonov e o A380, da Airbus (os três aviões cargueiros, mas não militares são maiores que o Galaxy). O desenvolvimento do Galaxy começou no início da década de 1960.

Sair da versão mobile