Secretaria de Saúde começou substituição dos aparelhos de diabetes

A secretaria municipal de saúde começou a substituição dos aparelhos de aferição de glicose. A ferramenta é fundamental para os pacientes que fazem o controle da diabetes. Cinco farmácias do município estão fazendo a entrega dos novos kits, compostos por aparelhos e fitas de medição. Pacientes que fazem a troca são auxiliados no primeiro uso.

Além de ser mais preciso o novo aparelho é mais higiênico e seguro. Diferente do modelo antigo, a mostra de sangue não chega ao aparelho, o que garante que ele não será contaminado e exige menos limpeza.

“Esse aparelho ajuda demais no meu dia a dia. Uso ele três vezes por dia e chego a ficar preocupada quando não fico sem medir a diabetes.” Revela dona Nilceli de Souza Santos, que descobriu ter diabetes a 15 anos. “Estou muito satisfeita com esse aparelho novo e ainda mais feliz por saber que ele funciona melhor do que os antigos.” concluiu.

A troca de aparelhos demora cerca de 15 minutos e pode ser feita nas farmácias das Unidades Básicas de Saúde do CEM, Vila Iolanda, Profilurb II, Vila C Velha, Jardim São João, Morumbi II e UPA do Jardim das Palmeiras.

“Só hoje pela manhã procedemos a troca de 15 aparelhos. É fundamental lembrar que essa substituição será contínua, então quem ainda tiver os suprimentos não precisa ter tanta pressa para trocar, pode continuar fazendo seu monitoramento até a próxima consulta. Teremos aparelhos e fitas em estoque.” Explica a farmacêutica Tarleide O. S. Quadros, da UBS do Morumbi II.

DIABETES

Diabetes é um grupo de doenças metabólicas em que se verificam níveis elevados de glicose no sangue durante um longo intervalo de tempo. Os sintomas da elevada quantidade de glicose incluem necessidade frequente de urinar e aumento da sede e da fome. Quando não é tratada, a diabetes pode causar várias complicações.Entre as complicações agudas estão a cetoacidose, coma hiperosmolar hiperglicêmico ou morte. Entre as complicações a longo prazo estão doenças cardiovasculares, acidentes vasculares cerebrais, doença renal crônica, úlceras no pé e retinopatia diabética.

Para medir a glicemia e saber o nível de açúcar no sangue, no momento, deve-se utilizar um aparelho de glicemia, que avalia as quantidades de glicose em uma gota de sangue retirada da ponta do dedo.

Geralmente, é importante medir a glicemia antes e após as refeições, para controlar o tipo e a quantidade de alimentos ingeridos, assim como antes de tomar insulina, para regular as doses do remédio. Além disso, o endocrinologista também pode recomendar que o paciente faça a medição da glicemia capilar em outros momentos, como antes de dormir ou após acordar, para ajudar a adequar corretamente o tratamento.

Para medir a glicemia com aparelho deve-se:
• Lavar as mãos e secar corretamente;
• Inserir uma fita de teste no aparelho de glicemia;
• Espetar o dedo com a agulha do aparelho;
• Encostar a fita de teste à gota de sangue até preencher o depósito da fita de teste;
• Esperar alguns segundos até que o valor de glicemia apareça no monitor do aparelho.

Para evitar espetar sempre o mesmo local, deve-se trocar de dedo a cada nova medição da glicemia capilar. Os aparelhos de glicemia mais recentes também conseguem medir o açúcar de sangue retirado do braço ou coxa, por exemplo.

Sair da versão mobile