I Encontro Regional de Realizadores Culturais da BP3 acontece em Foz

Iniciando a programação de aniversário dos 30 anos do Ecomuseu de Itaipu, a Rede Regional de Cultura da BP3, grupo com representação dos 29 municípios da Bacia Hidrográfica Paraná 3 articulado por esta instituição em parceria com o Conselho dos Municípios Lindeiros ao Lago de Itaipu, realizará no dia 01/07 o I Encontro Regional de Realizadores Culturais da BP3.

A programação será composta de dois momentos distintos: uma atividade formativa destinada a gestores de cultura, realizadores culturais, artistas e pesquisadores da área participantes da Rede Regional de Cultura da BP3, e uma mostra de cultura regional aberta ao público, que reunirá diferentes grupos artísticos da região com o objetivo de contribuir para uma maior divulgação da produção cultural regional.

A proposta formativa tem o objetivo de abordar a centralidade da cultura para o desenvolvimento, problematizando o papel dos artistas e dos produtores culturais nesses processos. Com esse objetivo, a palestra principal “Cultura, diversidade e desenvolvimento”, será ministrada pelo professor Dr. José Márcio Barros, da Universidade Estadual de Minas Gerais e articulador do Observatório da Diversidade Cultural.

Na sequência, será realizado um debate sobre a profissionalização artística e o fortalecimento da cultura do território, com a participação de Eliane Berger, Presidente do SATED – Sindicato dos Artistas e Técnicos em Espetáculos de Diversão no Estado do Paraná, e Guilherme Amaral, Gerente de Teatro e Dança, da ABRAMUS – Associação Brasileira de Música e Artes.

Uma mostra cultural encerrará a atividade e contemplará diferentes linguagens artísticas, como música, teatro e circo. Os grupos que participarão da Mostra Regional de Cultura são : a Folia de Reis, de Vera Cruz do Oeste, a Escola de Circo de Guaíra, a Cia de Dança Folclórica, de Missal, O Coco da Macaíba, de Foz de Iguaçu e o Grupo de Teatro Musical da Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA).

Além desta programação, os visitantes também podem conferir a exposição permanente do Ecomuseu de Itaipu e as duas exposições temporárias que estão em cartaz: “Poeta Alice” e “Meu coração de polaco”.

Sair da versão mobile