Produção de peixe no Oeste do PR é destaque em revistas especializadas

O bom desempenho da piscicultura no Oeste do Paraná é destaque em duas revistas especializadas: Panorama da Aquicultura e Aquaculture Brasil. Ambas as publicações apresentam o trabalho desenvolvido na região como modelo a ser replicado em outras partes do país, na geração de emprego e renda.

De acordo com as revistas, embora o país viva um momento de recessão, o Oeste do PR tem batido recordes de produção de peixe, que ainda deve crescer cerca de 20% nos próximos anos. “O Oeste é referência na produção de peixe. Recebemos produtores de outros países interessados em conhecer a técnica adotada na região”, afirma o gerente de Planejamento e Gestão da Copacol, Maurício Kosinski. A maior referência vem de Maripá, um município de 6 mil habitantes.

Com o título “A tilapicultura no Município de Maripá”, a Panorama da Aquicultura mostra que a produção de tilápia de cativeiro nos últimos seis anos na cidade saltou de 40,3 para 55,7 toneladas/hectare/ano. Em 2012, a área alagada era de 75 hectares. Em 2017, dobrou para 140 hectares, com produção prevista para 7.800 toneladas até o final do ano. O município tem a segunda maior produção de tilápia do Paraná, Estado que, atualmente, lidera a piscicultura brasileira.

Para Victória Diniz, coordenadora da Câmara Técnica de Peixe, do Programa Oeste em Desenvolvimento (POD), é muito positivo ver que o trabalho de parceria, assistência técnica e aprimoramento da atividade tem contribuído para o crescimento desta cadeia produtiva. “A produção da tilápia em cativeiro tem sido possível devido a uma combinação de muita água, solo de qualidade e conhecimento para um manejo adequado, como por exemplo, o tamanho e a limpeza dos tanques”, disse.

Nem a crise

Já “Aquaculture Brasil”, com o título “Piscicultura no Paraná: rumo a 100 mil toneladas”, destaca que apesar da produção de peixe no Brasil ter registrado queda em 2016, no Paraná cresceu 17%, quando comparado com o ano anterior. A produção em 2016 chegou a 93,6 mil toneladas de pescado. Esse crescimento é resultado do trabalho desenvolvido nas regiões Norte e Oeste do estado.

No Oeste, mais precisamente em Maripá, a produção de peixe cresce em média 20% ao ano. Tudo porque, segundo a reportagem, os peixes são cultivados em tanques escavados com alta qualidade técnica, tanto no manejo do pescado, como no cuidado com a água.

A reportagem afirma que em 2014 a atividade gerou R$ 425,6 milhões no Paraná – 33% vindo da região Oeste.

Itaipu e o POD

O incentivo à produção de proteína animal – tendo como fonte frango, suíno, leite e peixe – integra o rol de ações prioritárias do POD, uma ação de governança regional que busca promover o desenvolvimento econômico no território por meio de um processo participativo, fomentando a cooperação entre os atores, públicos e privados, para o planejamento e a implementação de uma estratégia integrada. A Itaipu é uma das empresas parceiras.

JIE

Sair da versão mobile