Hospital de Olhos de Cascavel tem novidade em cirurgia de catarata

O Hospital de Olhos de Cascavel não para de inovar e investir. Agora, a novidade beneficia os portadores de catarata: o hospital é o primeiro da região e um dos pioneiros no País a disponibilizar o Signature PRO, equipamento desenvolvido pela norte-americana Abbott, que incorpora a última palavra em tecnologia para cirurgia de catarata.

“Em oftalmologia, o conhecimento, a habilidade e a experiência acumuladas pelo cirurgião, são fundamentais, mas a inovação tecnológica traz uma contribuição importante tanto para o profissional, quanto para o paciente”, raciocina o médico Darci Dacome, integrante da equipe de 18 oftalmologistas do Hospital e um dos mais respeitados cirurgiões oftalmológicos do País, com milhares de procedimentos realizados ao longo de 23 anos de atuação.

Segundo Darci Dacome, o novo equipamento soma-se a outros de ponta já em utilização no Hospital e reúne os mais recentes avanços em facoemulsificação, que é a técnica mais usada em cirurgia de catarata. Vem a ser a quebra e aspiração do cristalino afetado pela catarata com o uso do ultrassom. O facoemulsificador é a máquina que controla o tipo e a intensidade do ultrassom, o vácuo, a aspiração e diversos outros parametros definidos pelo médico cirurgião.

“Com os avanços incorporados ao Signature PRO, ganhamos em precisão, estabilidade e segurança. Na medida em que aplicamos menos ultrassom, por exemplo, reduzimos edemas e as perdas endoteliais. Ampliamos o conforto e agilizamos o retorno do paciente à sua rotina diária”, observa.

O que é a catarata
O cristalino é a lente que fica atrás da iris. Transparente, ele permite que os raios de luz passem por ele e alcancem a retina, para formar a imagem. A catarata é a opacidade do cristalino, que embaça e diminui a visão progressivamente. Os sintomas mais comuns da Catarata são visão borrada, ofuscamento, cores menos vivas, baixa visão noturna e até mesmo visão múltipla.

A Catarata pode ocorrer em qualquer faixa etária, mas é mais frequente após os 40 anos de idade. A doença é responsável por 50% dos casos de cegueira do mundo. Estima-se que em 50% das pessoas de 60 anos já seja necessária a realização da cirurgia e em quase 100% dos maiores de 80 anos.

Sem catarata e livre de óculos
O único tratamento efetivo para catarata é o cirúrgico. Mas os avanços tecnológicos não se resumem às práticas cirúrgicas, cada vez menos invasivas. Além de tratar a catarata também se pode corrigir ao mesmo tempo, outros transtornos visuais como miopia, hipermetropia, astigmatismo e presbiopia.

Segundo o oftalmologista Darci Dacome, além das lentes intraoculares convencionais, que podem corrigir a miopia e a hipermetropia, estão disponíveis lentes capazes também de corrigir o astigmatismo e a presbiopia. São as lentes chamadas intraoculares Premium, que podem deixar o paciente independente dos óculos. Elas conseguem recuperar a boa visão de longe, intermediária e de perto, levando à independência total dos óculos em 90% dos casos.

Pacientes da região Sul, Paraguai e Argentina
Segundo a diretora técnica, oftalmologista Selma Miyazaki, a permanente atualização tecnológica, aliada à infraestrutura, atenção e atendimento personalizados são características marcantes que explicam porque o Hospital de Olhos de Cascavel vem atraindo volume crescente de pacientes de estados do Sul e Centro-Oeste, além do Paraguai e Argentina.

“Reunimos, num amplo e confortável espaço, especialistas nas diferentes
áreas da oftalmologia, reconhecidos nacional e internacionalmente, que contam com o suporte dos mesmos equipamentos e tecnologias disponíveis nos grandes centros mundiais”, explica.

Sair da versão mobile