Foztrans apresenta sistema “inteligente” de semáforos


O Instituto de Transporte e Trânsito de Foz do Iguaçu (Foztrans) apresentou nesta quarta-feira (24), o novo sistema de semáforos instalado no município. O sistema “Bem na Hora”, além de sincronizar o sistema, ainda pretende controlar o trânsito. A principal inovação é em relação ao transporte coletivo urbano, que terá preferência nos cruzamentos.

A empresa responsável pela instalação e manutenção do sistema é a Novakoasin Equipamentos e Sistemas Ltda, ganhadora da licitação homologada em 2015. De acordo com Priscila Montovani, engenheira de Trânsito do Foztrans, a instalação dos equipamentos começou a cerca de uma ano e agora estão sendo colocados os cabos de fibra-ótica, que transmite os dados para a sincronização.

“O ônibus se aproxima e o clico semafórico dá a preferência ao transporte coletivo, economizando tempo, combustível e diminuindo o estresse no trânsito”, explicou Priscila.

O investimento é de R$ 16.951.481,75, oriundos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) do governo federal, com contrapartida de 5,13% do município. a empresa paulista que já implantou o mesmo sistema em outras cidades do país, como São Paulo e Fortaleza. A mesma tecnologia também é utilizada em países como a Inglaterra.

Em 2015, a prefeitura anunciou o sistema batizado na época de SIM/Foz, que teria prazo de instalação de 12 meses. A prefeitura explicou que os semáforos são controlados e configurados aos ônibus do transporte coletivo, além dos serviços de emergência que utilizam ambulâncias.

Na parte de controle de tráfego o projeto prevê a instalação de equipamentos nos 92 cruzamentos da cidade, 42 destes na área central, possibilitando o monitoramento e configuração de planos por tabela de horários dos ônibus. Com esse monitoramento será possível fazer com que, assim que os ônibus estiverem se aproximando dos semáforos a sinalização automaticamente fique verde, proporcionando que o transporte coletivo seja mais ágil e rápido. Fatores esses que vão fazer com que as pessoas optem por esse serviço. O dispositivo eletrônico ligado aos semáforos deverá ser estendido às viaturas do Samu, Siate e ambulâncias, para que os veículos que estão parados nos sinaleiros, não tenham que avançar o sinal vermelho ao abrir caminho para essas emergências.

A parte de controle operacional do transporte público envolverá horários, tempos de viagem, regularidade da passagem pelos pontos, redução do tempo de espera. Os 159 ônibus serão equipados com computador de bordo que centralizará as informações necessárias para controlar, coordenar, monitorar e estabelecer comunicação com o sistema, garagens e usuários. Os passageiros contarão com programação de alertas por SMS – mensagem de texto, resposta interativa de voz e aplicação web, que fornecerão previsões das chegados dos ônibus nos pontos de parada, distância em quilômetros, tempo em minutos. Dados que vão permitir ao usuário se programar para chegar até a parada do ônibus e ainda é um fator de segurança, pois não será necessário ficar aguardando sem saber em quanto tempo o transporte vai passar.

Sair da versão mobile