Funcionários dos Correios voltam ao trabalho em Foz do Iguaçu

Em assembleia realizada às 22h de segunda-feira (9), os funcionários dos Correios em Foz do Iguaçu decidiram aderir à decisão nacional e voltar ao trabalho já nesta na manhã desta terça-feira, aceitando negociar com a direção da estatal. Carteiros, atendentes e outros funcionários voltam ao trabalho, porém continuam em estado de greve, podendo retomar a paralisação caso as negociações não cheguem a um acordo.

Segundo nota dos Correios, assembleias de trabalhadores de 21 sindicatos da categoria decidiram encerrar a greve em assembleias realizadas em diversos estados e aceitar a proposta da empresa. Ao todo, foram 11 dias de paralisação. Durante este período, apenas serviços essenciais foram mantidos. Os trabalhadores devem realizam um mutirão para despachar as encomendas acumuladas durante o final de semana.

Da pauta de reivindicações, a principal preocupação dos trabalhadores é a perda do plano de saúde, que passaria a ser cobrado para os dependentes. Os funcionários também são contra o fechamento de 200 agências dos Correios em todo o país.

Continuam

A paralisação continua em Santa Catarina e na região de Santa Maria (RS), com os sindicatos tendo que manter um mínimo de 80% de funcionários trabalhando. No Acre, a assembleia ocorre nesta terça-feira (9).

No total, 33 dos 36 sindicatos da categoria decidiram retornar ao trabalho e encerraram a greve iniciada no último dia 27, de acordo com informações do site dos Correios. Na sexta-feira (5), assembleias no Distrito Federal, no Espírito Santo, no Amapá, em Roraima, no Tocantins, em Sergipe, no Rio Grande do Sul e nas regiões de Ribeirão Preto (SP), Uberaba (MG), Bauru (SP), Santos (SP) e Juiz de Fora (MG) aceitaram a proposta dos Correios.

Sair da versão mobile