Trabalhadores chegam a esperar até 6 horas na fila do Sine


Na manhã desta quarta-feira (3), a reportagem da Rádio Cultura esteve na Agência do Trabalhador em Foz do Iguaçu, para conversar com as pessoas que estavam na fila esperando uma ficha para atendimento. Alguns trabalhadores relataram que foram ao local mais de uma vez, mas que não conseguem uma senha. Em um dos casos, uma das pessoas relatou que cansada de perder a viagem, resolveu entrar na fila em frente ao prédio às 2 horas desta madrugada para garantir uma ficha. Outros trabalhadores contaram que chegaram ao local às 4 horas.

Mesmo chegando antes do sol nascer, não há garantia de atendimento do Sistema Nacional de Empregos (Sine), que em Foz do Iguaçu, distribui apenas 25 fichas de atendimento por dia, como explica um cartaz colocado na porta da agência, que inicia o atendimento após às 8h.

Porém, Eunice Escarpeta, diretora da Agência do Trabalhador em Foz, informou que não há necessidade das pessoas chegarem durante a madrugada e que o grande número de pessoas se deve ao aumento na demanda de pedidos de seguro-desemprego. “A demanda de seguro-desemprego está sendo muito grande e as vezes o sistema oscila”, disse.

Eunice informou ainda, que a agência na cidade está trabalhando em mutirão para atender o público. Segundo ela, são entregues 50 senhas pela manhã, além de retorno e agendamentos que acontecem após ao meio dia. “Não há falta de atendentes”, ressaltou.

Sair da versão mobile