Maratona de Paris: Obra de Monanc quer unificar as cores do mundo

O artista plástico iguaçuense Adriano Monanc vai levar para a Paris Breakfast Run, a maratona de Paris, na França, o projeto “A Cor do Mundo”. A corrida é às 9h deste sábado, 8.

Numa tela de lona gigante de 60 metros quadrados, Monanc colocou as cores dos sete continentes, conforme a divisão América, Ásia, Oceania, Europa, África, Antártica e Austrália. No percurso, haverá um desvio para que os maratonistas passem pela instalação e criem, com suas pisadas, a unificação das cores, representando a união de todos os povos do planeta.

Depois, a tela será recortada em pedaços de A4. Cada pintura será numerada e assinada pelo artista no vernissage “Lieu d’accueil Innovant”, a partir das 16h30. Os recortes serão vendidos no local. No espaço serão divulgados fotos e vídeos do projeto. Todo o lucro da venda será revertido para financiar e apoiar projetos da associação Espoir18, que reúne jovens africanos.

No ano passado, Monanc participou de uma turnê internacional com a mostra “Novas Cores”. O artista é reconhecido pelo traço impressionista. Autodidata, Monanc pegou gosto pelas artes plásticas ainda criança, mas só passou a pintar profissionalmente há sete anos. O acervo do pintor está registrado e catalogado na Toscana, Itália.

A forma de pintar, com a utilização de maçaricos a uma temperatura de até 1.500 graus, é o grande diferencial de suas obras. Monanc já participou de várias ações midiáticas não só para mostrar seu talento, mas também para divulgar o Destino Iguaçu. Um deles foi num sobrevoo das Cataratas do Iguaçu, em 2011, quando ele pintou durante o voo um quadro em homenagem ao atrativo. A iniciativa marcou a campanha das eleições da atração como uma das novas sete maravilhas da natureza.

Sair da versão mobile