Noite de gala no Costa Cavalcanti

Texto de Aldino Cardias, presidente da Liga Iguaçuense de Futsal

Apesar das fortes chuvas que caíram durante o dia na última quarta-feira (05) em Foz do Iguaçu centenas de pessoas compareceram ao ginásio de esportes Costa Cavalcanti para prestigiar a abertura da TAÇA FOZ DE FUTSAL, que esse ano completa sua trigésima edição.

A concentração das equipes começou as 19h00 na área acima das arquibancadas e não no espaço externo do ginásio como de costume em virtude do mau tempo.

As autoridades foram recebidas com um coquetel na sede da LIFS pelo presidente Aldino Cardias, vice-presidente Wilson Veiga Jr e pelo diretor técnico Eleandro Feil, onde conheceram um pouco da historia e das atividades da entidade.

As 20h10 com um grande público presente a mesa de autoridades foi composta com o presidente, vice e ex-presidente da LIFS além da prefeita Inês Weizemann, vereadores, Secretário de Esportes e diretores da Prefeitura Municipal entre outros e deu-se início o desfile das equipes com a entrada em quadra de centenas de atletas com idade entre 4 e 20 anos representando as diversas agremiações participantes.

Estiveram presentes como convidados de honra para abertura do desfile a equipe do Foz Cataratas que representa a cidade no Campeonato Paranaense da Série Ouro e na Liga Nacional de Futsal e nesta temporada tem em seu elenco diversos jogadores que foram destaques na Taça Foz em anos anteriores.

Em sua trigésima edição a TAÇA FOZ contará com 55 agremiações, 179 equipes e mais de 2300 atletas de 10 cidades dos 3 países da Tríplice Fronteira.

Em seu discurso de abertura o presidente da LIFS Aldino Cardias destacou a importância dessa que é uma das maiores competições das categorias de base do Paraná.
Agradeceu a presença das autoridades que estão com um novo olhar na administração pública, afirmando que em 15 anos que participa de aberturas da TAÇA FOZ é a primeira vez que o chefe do Executivo se faz presente na cerimônia de abertura.

Afirmou que o esporte é o principal fator de inclusão social que existe, pois transmitem ideais individuais e coletivos ao cidadão tais como: trabalho em equipe, respeito a normas e regras, vencer, perder, cumprimento de horários entre outros. Finalizando pediu as autoridades presentes, em especial a prefeita que é da área da saúde que olhem com carinho o esporte, principalmente a base dizendo que “o dinheiro que é investido no esporte se economiza em saúde e educação”.

Os vereadores Marcio Rosa e João Miranda em seus discursos foram pelo mesmo caminho, enfatizando a importância do esporte para o indivíduo, principalmente na formação de valores e como fator de inclusão além da promoção da saúde física e psicológica. Falaram do novo ciclo que vive a cidade e se colocaram a disposição dos salonistas e esportistas em geral.

O juramento dos atletas foi feito pelo goleiro do Foz Cataratas Gian Wolverine, atleta com passagens pela Seleção Brasileira de Futsal. Gian pediu aos atletas para fazerem uma competição saudável, se divertirem e serem felizes.

Finalizando a cerimônia o discurso da prefeita Inês Weizemann disse emocionada com a grandeza do evento e muito feliz por estar presente, parabenizou atletas dirigentes e organização do evento se colocando a disposição de todos para o desenvolvimento do esporte. Após seu discurso ela declarou aberta a “30ª edição da TAÇA FOZ DE FUTSAL”.

Após a cerimônia centenas de atletas pais e dirigentes adentraram a quadra para cumprimentar, abraçar e tirar fotos com ela, em seguida deu o pontapé inicial na competição e assistiu o jogo da categoria sub 11 entre Colégio Betta x SMEL de Itaipulândia.

Sair da versão mobile