Professores da rede municipal participam de formação no PTI

Professores da rede municipal de ensino de Foz do Iguaçu vão instigar alunos do ensino fundamental a praticar a investigação científica, a partir de uma formação organizada pelo programa Estação Ciências, do Parque Tecnológico Itaipu (PTI). A turma de professores participa de cinco encontros presenciais e deve levar o conhecimento a projetos desenvolvidos com os alunos nas escolas.

A formação é desenvolvida pela equipe do Estação Ciências e vinculada ao Núcleo de Educacional Tecnologia Municipal (NTM), que promove a qualificação constante dos docentes. Foram disponibilizadas 30 vagas para professores. As atividades presenciais começaram no final de março e seguem até o dia 18 de abril.

Ao final desses encontros, os professores irão apresentar um projeto para levar o conhecimento às salas de aula, e apresentarão os resultados da prática à equipe do Estação Ciências. A carga horária total do curso é de 40h.

A formação propõe o Ensino por Investigação como estratégia pedagógica para diversificar a prática dos professores no cotidiano escolar. A intenção é que eles façam com que os alunos construam questões sobre o mundo natural e busquem respostas.

Para isso, a equipe do Estação Ciências está ensinando o método investigativo, que envolve: aprender a observar, planejar, levantar hipóteses, realizar medidas, interpretar dados, refletir e construir explicações de caráter teórico. Entre os objetivos do curso estão a propagação do método científico como meio de aprendizado, contribuir para a formação de jovens pesquisadores desde a base e o incentivo à organização de feiras de ciências escolares.

“O Ensino por Investigação tem por objetivo formar sujeitos críticos que entendam o mundo a sua volta, saibam argumentar e resolver os desafios apresentados através das problematizações, criando conexões”, afirma Giovanna Ritchely, uma das mediadoras do curso.

“A proposta é ofertar apoio pedagógico, pois as atividades de caráter investigativo auxiliam o professor a diversificar sua prática no cotidiano escolar”, ressalta Raquel Nunes, também mediadora da formação.

PTI

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