Veja a íntegra do discurso de posse do novo diretor-geral brasileiro de Itaipu

Confira na íntegra o discurso de posse do novo diretor-geral brasileiro de Itaipu, Luiz Fernando Leone Vianna:

“Primeiro eu queria dizer que é realmente incrível estar aqui.

Receber a honra desse convite do ministro Fernando Coelho para a Diretoria Geral de Itaipu, cargo para o qual tive total apoio do governador Beto Richa e a confiança do presidente Michel Temer, que manteve a tradição de nomear um paranaense para o cargo.

Tradição que se renova em reconhecimento ao nosso Estado, que cedeu parcela importante do seu território, numa das regiões mais férteis do País, para implantação desse empreendimento, orgulho de brasileiros e paraguaios.

Há pouco mais de dois anos, quando o governador me convidou para retornar à Copel, onde fiz minha carreira no setor elétrico, nunca imaginaria que hoje estaria fazendo essa mudança de empresa.

Uma mudança muito honrosa, pois Copel e Itaipu são duas irmãs, duas empresas gigantes no Paraná, onde são respeitadas e reconhecidas pela população, como empresas sérias e de qualidade, fundamentais para o Estado e para o Brasil.

A propósito, assim como outras grandes empresas distribuidoras de energia elétrica, a Copel desempenhou e desempenha papel estratégico na viabilização do projeto binacional de Itaipu, ao assegurar a compra de 6,5% da produção da usina.

Mas, antes de tudo, eu queria dizer que nesse meu retorno na Copel foram dois anos extraordinários, de muito trabalho, de muitas conquistas, de amizade e de parcerias.

Fizemos um investimento recorde de R$ 5,5 bilhões nestes dois anos. A Copel passou a ser a maior empresa do Paraná e foi eleita a melhor distribuidora da América Latina em 2016, pela quarta vez em seis anos.

Criamos uma Diretoria de Risco e Compliance e também a Copel Comercialização, para atuar no mercado livre. Também avançamos muito em geração, transmissão e telecomunicações, tudo isso com um grande programa de gestão de pessoas e valorização dos funcionários.

Eu estava realmente muito entusiasmado com todo esse trabalho. Talvez até por essas conquistas da Copel é que acabei recebendo essa oportunidade em Itaipu.

Foi uma decisão difícil, o coração copeliano disparou, pedindo para eu ficar. Mas, ouvi muitas pessoas e a grande maioria considerou o convite para Itaipu como uma conquista para a Copel, um prêmio para o grande trabalho que fizemos juntos.

Mas o coração também bateu forte por Itaipu, uma usina que foi construída quando meu pai era prefeito de Foz do Iguaçu.

Itaipu, Foz, é uma relação afetiva também muito forte para mim, para minha família. Fico imaginando se meu falecido pai estivesse aqui agora, numa solenidade da usina, cuja construção ele acompanhou tão de perto.

E minha mãe, dona Lea, aqui presente, com todo o carinho que ela tem por Foz do Iguaçu, onde ela criou a Guarda Mirim e foi a segunda mãe de tantas crianças.

Então vou para Itaipu com uma paixão muito grande, pela usina, pela cidade de Foz. Volto a atuar no meu setor de origem, a geração de energia, no qual mais trabalhei em minha carreira, na Copel e na Apine. Trabalhei em construção de usinas, em gerência, manutenção e operação e, inclusive, morei em usinas.

Então volto para minha casa de origem, com uma alegria muito grande, nessa grande usina do Brasil e do Paraguai, líder mundial em geração de energia limpa e renovável.

Conheço a usina, recebi ótimas informações do Jorge Samek, numa transição muito gentil e competente. Realmente, vai ser um desafio suceder alguém que ficou 14 anos na gestão da empresa e que a conduziu com esse entusiasmo contagiante.

Vamos continuar firmes na atualização tecnológica de Itaipu, fundamental para que ela mantenha essa operação exemplar, com altos índices de produtividade e eficiência.

Neste aspecto, o Parque Tecnológico Itaipu, ao mobilizar o conhecimento técnico acumulado na Itaipu nas últimas décadas, poderá atuar como parceiro estratégico na modernização da usina. E contribuir para a consolidação de um polo de inovações tecnológicas na região.

Vamos valorizar muito o quadro de funcionários, muito competentes, a exemplo dos copelianos.

O respeito para com nossos irmãos paraguaios será enorme. Aliás, vejo essa parceria Brasil/Paraguai em Itaipu como um exemplo de boa relação internacional, de uma integração respeitosa e extremamente bem-sucedida.

2023 está logo ali. Nesse ano, a usina estará 100% paga. Por isso, entendo que devemos iniciar desde já, de forma tranquila e responsável, as tratativas para revisar o Anexo C do Tratado de Itaipu, documento que define as bases financeiras e de prestação dos serviços de eletricidade. Incluindo-se aqui o custo Itaipu, a cessão de energia e os royalties.

Esse tema será tratado com profunda cooperação e total integração com nossos parceiros paraguaios.

Itaipu tem excelentes programas de meio ambiente, sustentabilidade, tecnologia, fontes renováveis, carros elétricos, proteção à criança e ao adolescente e fomento do turismo.

Vamos fortalecer esses programas e criar novos, buscando sempre a inovação e a contribuição para o desenvolvimento do Estado e do País.

Continuaremos sendo grandes parceiros de Foz do Iguaçu e dos municípios da região, em diversos projetos conjuntos.

Na última sexta-feira, por exemplo, assinamos, em parceria com a prefeitura de Santa Terezinha de Itaipu, ordem de início dos serviços para construção de uma ciclovia de 14 quilômetros, que vai ligar a cidade ao Terminal Turístico Alvorada de Itaipu e será uma referência para o cicloturismo regional.

Itaipu é um orgulho do Paraná e do Brasil. É um orgulho enorme para mim ter a honra de assumir esse cargo, com meus colegas da nova diretoria.

Vamos manter Itaipu como bom exemplo do Brasil e do Paraguai que dão certo, exemplo de boa gestão, de trabalho sério e competente.

Contem com Itaipu, ministro, governador, contem comigo e com nossa diretoria. Itaipu continuará trabalhando pelo crescimento do Paraná e do Brasil.

Muito obrigado!”

Sair da versão mobile